O olhar de Deus (Mt 13,54-58)
3 de agosto de 2018“Ele deu ao povo pão do céu, fazendo com que caísse o maná para eles comerem.”
5 de agosto de 2018Naquele tempo Herodes, o governador da Galileia, ouviu falar a respeito de Jesus. Então ele disse aos seus funcionários:
— Esse homem é João Batista, que foi ressuscitado. Por isso esse homem tem poder para fazer milagres.
Pois Herodes tinha mandado prender João, amarrar as suas mãos e jogá-lo na cadeia. Ele havia feito isso por causa de Herodias, esposa do seu irmão Filipe. Pois João Batista tinha dito muitas vezes a Herodes: “Pela nossa Lei você é proibido de casar com Herodias!”
Herodes queria matá-lo, mas tinha medo do povo, pois eles achavam que João era profeta. No dia do aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e ele gostou tanto, que prometeu à moça:
— Juro que darei tudo o que você me pedir!
Seguindo o conselho da sua mãe, ela pediu:
— Quero a cabeça de João Batista num prato, agora mesmo!
O rei Herodes ficou triste, mas, por causa do juramento que havia feito na frente dos convidados, ordenou que o pedido da moça fosse atendido. E mandou que cortassem a cabeça de João Batista, na cadeia. Aí trouxeram a cabeça num prato, entregaram para a moça, e ela a levou para a sua mãe. Então os discípulos de João vieram, levaram o corpo dele e o sepultaram. Depois foram contar isso a Jesus.
Oração:
Obrigado Trindade por esse momento de oração. Momento esse que podemos estar em comunhão, através da vossa palavra, sempre viva e atual. Peço que conduza esse momento. Leva-me por teus caminhos e me ajude a abrir meu coração, para escutar sua voz. Quero ser terra fértil onde sua palavra possa germinar, crescer e dar frutos segundo vosso coração.
“Pela nossa Lei você é proibido de casar com Herodias!” Essas palavras ditas por João a Herodes é uma chamada de atenção ao Rei. Mais que tudo, é um chamado a conversão. Assim como chamou o povo, chamou também ao Rei, que vivia em pecado. Herodes não foi capaz de negar a si mesmo e ao que vivia. E eu, como tenho vivido minha conversão? Quais os caminhos que estou seguindo que precisam ser revistos?
João veio chamar à conversão. Isso não é nada fácil porque a conversão é diária e deve ser vivida a cada novo momento da nossa vida. Como cristãos não temos que ser perfeitos hoje… Temos que estar no caminho! Cair, tropeçar e errar a direção é normal. Mas o mais importante é que o destino para o qual estejamos caminhando seja a vivência do reino. Busquemos pois a coerência de nossa vida para que ela esteja em consonância com essa caminhada. Como para João e Jesus e para tantos outros ao longo da história até os dias de hoje em várias partes do mundo, essa coerência teve consequências, para nós ela também terá…
Querida Trindade, queremos te pedir força e coragem para viver uma vida coerente com a boa nova que Jesus nos anunciou. Que saibamos viver diariamente a conversão proposta por João, com humildade e esperança na vivencia do reino.
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.