“Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim”
9 de janeiro de 2023“Não deixava que os demônios falassem”
11 de janeiro de 202310 de Janeiro de 2023 – 1ª Semana do Tempo Comum
Mc 1, 21b-28 – “Cala-te e sai dele!”
- Leitura: O que o texto diz?
Marcos, já no início de seu registro no evangelho, conta como Jesus ficou conhecido na região. Ele é um mestre que tem autoridade, diferente de outros que tem o conhecimento e a prática da Lei. A Lei de Deus protege do mal, afasta do perigo e preserva vida, mas isso em relação a uma pessoa capaz da observância e num grau de perfeição e justiça de quem caminhou sempre por aquele caminho proposto.
Uma pessoa dominada pela maldade, certamente não vivia a Lei e afastou-se da vida. É preciso uma força maior para libertar do mal e só Deus pode o realizar. Então Jesus, com sua autoridade, liberta do mal e com a Palavra (pois ele ensina) e com seu poder que é a Graça que faz com que seja reconhecido e sua Boa Nova se espalhe pelo mundo.
- Meditação: O que o texto me diz?
Jesus é a Palavra que age. Ele ensina o que é e vive como ensina. Por vezes ouvimos pessoas com muita lábia e até conhecimento. Ouvimos filósofos, líderes, sacerdotes, professores, outros mestres de diversas áreas de conhecimento. Muitos já bem vividos e coerentes com seus ensinamentos, outros que ensinam com maestria, mas nem sempre vivem do jeito que dizem que deve ser. Aquela famosa expressão “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” é muito válida.
Quando ouvimos esses mestres, levamos em conta o seu conhecimento, mas nem a sua pessoa. Jesus tem autoridade porque o ele diz é o que Ele é e vive. E mais: a sua autoridade não é humana. Um psicólogo pode dizer o que o paciente deve fazer para libertar-se de seu quadro clínico, algo que exige do paciente um grande esforço. Jesus diz para o mal afastar-se, e mal se afasta por causa da autoridade de Jesus. Ele é a Palavra que liberta e salva.
Do que eu preciso ser liberto? Tenho ouvido a voz do Mestre divino?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, há tanto ainda para ser curado em mim e no mundo. A Tua Palavra tem poder e autoridade para livrar do mal. Livra-me Senhor!
(reze aquilo que deseja o seu coração)
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Na sua intimidade com o Mestre que tem autoridade e ensina coisas novas, começa a aparecer alguma voz na consciência que precisa ser calada e sair. Tente perceber o que Deus está pedindo e o que Ele deve calar em você.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Espalhar a Palavra de Deus é um jeito de fazer-Lo ser conhecido pelas pessoas. Encontre um meio de falar de Jesus espalhando a sua fama no mundo de hoje.
Que você cresça espiritualmente!
Antonio C. dos Santos Jr.
Seminarista diocesano – etapa da Configuração – e membro da Equipe Diocesana de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa – PR.