“Rico de bens e pobre de Deus”
17 de outubro de 2022“Administradores do Reino”
19 de outubro de 202218 de outubro, 2ª feira, da 29ª Semana do Tempo Comum | Festa de São Lucas Evangelista
Evangelho de Lc 10, 1-9
“BUSCANDO A PAZ”
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje, o tema é bastante atual e necessário: A PAZ! Os discípulos são enviados dois a dois para levar a paz, e em caso de ser recusada, voltará para o discípulo. Somos carentes de paz, mas, onde será que ficou essa paz? Hoje, vivemos no ativismo, nas disputas que giram doenças cognitivas, e, consequentemente, a cada dia, carecemos de tranquilidade e de um ritmo mais equilibrado.
A descrição “Cordeiros em meio de lobos”, no Antigo Testamento é para reforçar que, os discípulos fiéis enviados em missão, enfrentarão dificuldades multiplicadas em meio aos pagãos. E muito provável, Lucas queria que esta segunda missão dos discípulos tivesse um sentido especial, uma vez que, somente ele entre os evangelistas fala sobre ela. Porém, a fidelidade faz com que o bem vença o mal. E o bem prevalecendo, a paz se torna presente.
Meditação: O que o texto me diz?
Iniciemos neste momento, uma reflexão sobre a palavra, focados nas situações que mais chamaram a atenção. Pergunte-se: Tenho buscado vivenciar a paz em minha casa, minha família e no meu trabalho? Tenho testemunhado como seguidor de Cristo, ou como um fariseu que fala em paz, porém, é o primeiro a arrancar a paz dos outros? O que tenho feito para que a paz reine em todas as dimensões de minha vida?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Se necessário, releia o texto. Permita-se colocar em meio àqueles discípulos que receberam de Jesus a missão de anunciar a paz, de maneira verdadeira, realista, contextualizando-a em nossos dias. Reflita sobre suas escolhas, uma vez que, não se pode anunciar a paz julgando a forma de pensar e de viver dos irmãos.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Aprofunde sua conversa com Deus, perceba a docilidade da semente da paz. Assim, pode ser você, que se abrindo à graça de Deus, também possa ter sua vida transformada anunciando a paz como os 72 discípulos enviados em missão.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Irradiados com a luz da paz, somos impulsionados a testemunhar e fomentar naturalmente essa virtude a outros irmãos. Levar serenidade, tranquilidade e acima de tudo, a transparência de toda e qualquer situação. Que possamos ser discípulos da paz continuada. Lembrar da passagem em que o mestre fala: “Deixo a paz a vocês, a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (Jo 14,27).
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.