
“Jesus encheu-se de compaixão por eles.”
8 de fevereiro de 2025
“Logo que desceram da barca, reconheceram Jesus”…
10 de fevereiro de 2025
09 de fevereiro, 5º Domingo do Tempo Comum
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Lucas 5,1-11
Leitura: o que o texto diz?
O encontro com Jesus nos arranca da rotina, do “sempre fizemos assim” e nos desafia a “pescar” de maneira diferente; sua presença alarga nossa mente e nosso coração instigando-nos a sair dos nossos estreitos mares e entrar no movimento do vasto mar que Ele nos oferece.
Meditação: o que o texto me diz?
“Pescar homens” era um dito popular que significava tirar alguém de um perigo grave. Ajudar as pessoas a sair de todas as opressões que lhe impedem crescer e desenvolver suas potencialidades. Só pode ajudar o outro a sair da influência do mal, aquele que encontrou o que é mais verdadeiro e nobre dentro de si mesmo. Jesus continua desafiando a que cada um mergulhe mais fundo no oceano do coração e ali ative os recursos ainda escondidos: novos sonhos, novas possibilidades, nova inspiração, novo sentido para a existência…
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te ajude a vencer o medo que paralisa tudo o que é humano e te impede de ir para águas mais profundas.
Agradeça ao Senhor por ter te chamado a ser pescador de gente. Peça ao Senhor que o ajude a navegar nas águas profundas da vida e da missão proposta por Ele.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Jesus toma a iniciativa de subir à barca de Pedro, como toma a iniciativa de subir à barca da sua vida. Será que o acolhes como Ele merece? Onde estão os espaços de sua missão e de presença como cristão? Em quê margens da sociedade, da economia, da cultura, devemos nos situar para aí descobrir a novidade de Deus que nos desinstala e nos abre um futuro iluminador?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
‘Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca’, nos diz Jesus. Ele nos chama cada dia, nos tira de nosso estreito mar, nos faz sair do que é nosso, da segurança, da comodidade… e nos faz entrar numa “terra nova”.
Equipe Lectionautas