
“Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”.
7 de fevereiro de 2025
‘Avança para águas mais profundas…’
9 de fevereiro de 2025
08 de fevereiro, sábado, 4ª Semana do Tempo Comum
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Marcos 6,30-34
Leitura: o que o texto diz?
Apesar de ser início do ano, a rotina diária nos esgota, sentimo-nos cansados, às vezes desanimados e até abatidos, diante de tantas situações e esforços que a vida nos impõe. E como é bom quando podemos fazer uma pausa, descansar, relaxar um pouco. Precisamos tirar um tempo para nós mesmos, para um encontro de qualidade conosco, na presença amorosa com Deus para nos refazer, encontrar forças para retomar a caminhada com novo ânimo.
Meditação: o que o texto me diz?
Também os discípulos estavam cansados. Eles voltavam de um trabalho missionário e também tinham fome. Jesus reconhece a necessidade do descanso deles e os chama para um local à parte. Porém o povo se antecipa, chega primeiro ao local do descanso. Jesus percebe que a necessidade do povo é ainda maior que o justificado descanso dos discípulos. Ele se move de compaixão como quem sente por dentro a dor do povo e os alimenta primeiro com sua palavra, depois, na sequência do texto, com o pão. Que nosso merecido descanso, não nos roube a capacidade de ter compaixão diante dos que mais sofrem…
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça a graça de sempre caminhar com um olhar misericordioso para com todas as pessoas.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Diariamente você se depara com os contra valores cristãos e parece “remar contra a maré”. Diante da corrupção, do egoísmo, do desamor, miséria, exploração do meio ambiente e tantas mazelas, há um chamado a testemunhar e exercer sua missão. Que atitudes você deve assumir em sua vida para colaborar com um mundo mais compassivo? Quais são os necessitados que o Senhor envia para que pratiquemos sua misericórdia?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Os apóstolos estão compartilhando o que eles haviam ensinado e feito. Jesus os convida para descansar após sua missão. Por mais que queiram se retirar, a multidão sedenta e faminta da Palavra de Deus os encontram. O coração compassivo de Jesus os acolhe, assim como Deus sempre acolheu a todos e todas. O Filho de Deus não faz diferente. Dá de si mesmo. Disse o Papa Francisco:
“Jesus não reage com irritação, mas sente compaixão, porque sabe que não o procuram por curiosidade, mas por necessidade”. “Estejamos atentos: compaixão não é sentir piedade, é mais. Assim é Jesus: sofre conosco e sofre por nós”.
Equipe Lectionautas