‘Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim.
26 de setembro de 2022Olhar para frente…
28 de setembro de 202227 de setembro, 3ª feira, 26º semana do Tempo Comum. Memória de São Vicente de Paulo
Evangelho segundo Lucas, capítulo 9, versículos 51 a 56:
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje, Jesus toma a decisão de ir a Jerusalém e percorre um longo caminho acompanhado por seus discípulos. Muita gente o seguia. Diante do pedido de Jesus de preparar-lhes a hospedagem, entraram numa cidade dos samaritanos que não os receberam.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Jesus chama a atenção dos discípulos que reagem contra os samaritanos. Eles não eram obrigados a acolhê-los embora a razão, pela qual os recusaram não se justificasse. Havia uma rivalidade antiga entre os judeus e os samaritanos. Além do mais em Samaria havia um templo consagrado a Javé, por isso, não era necessário ir a Jerusalém para adorar o Senhor. Por essas razões não acolheram Jesus e seus discípulos.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
Diga ao Senhor do seu desejo de acolhê-lo em sua vida. Dê graças ao Senhor Jesus pela sua vida, e peça que Ele te ajude a assumir a tua história e também o único trabalho que importa: o anúncio da Boa Nova aos pobres…
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“… Jesus tomou a firme decisão de ir para Jerusalém”. Jesus está pronto a assumir o projeto do Pai sobre sua vida e parte ao encontro da cruz, do sofrimento e da morte. Aceita, acolhe e decididamente segue o seu caminho até à sua realização plena. Um testemunho para os seus seguidores e seguidoras de assumir a própria história, os momentos mais dolorosos e inspirar-se nele. Assim como fez São Vicente de Paulo. Sobre ele disse São João Paulo II:
“Voltemos nossa mente e nosso coração para São Vicente de Paulo, homem de ação e oração, de organização e de imaginação, de comando e de humildade, homem de ontem e de hoje. Que aquele camponês das Landes, convertido pela graça de Deus em gênio da caridade, nos ajude a todos a pôr mais uma vez as mãos no arado – sem olhar para trás – para o único trabalho que importa, o anúncio da Boa Nova aos pobres…“
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Diante de uma recusa qual é normalmente a sua reação? Você acolhe a liberdade do outro em te aceitar ou não? O evangelho me convoca a viver o amor serviço, a assumir a vida e testemunhar o evangelho.
Equipe do Lectionautas.