Humilhar-se: reconhecer-se humano
4 de novembro de 2023O banquete da gratuidade
6 de novembro de 20235 de novembro de 2023, Domingo, Solenidade de Todos os Santos
Mt 5,1-12 – As Bem-aventuranças
Oração inicial, invocando a luz do Espírito Santo.
Abrir o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Abrir bem os ouvidos para escutar o que o Senhor irá falar.
Que a luz da Bíblia ilumine sua vida!
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Mt 5,1-12.
Nossa liturgia propõe este texto do Evangelho de Mateus para a Solenidade de todos os Santos. Jesus sobe à montanha, senta-se e inicia com as Bem-aventuranças o discurso comumente chamado “Sermão da Montanha”, que se estende até o final do capítulo 7 do Evangelho de Mateus. O gesto de ensinar sentado significa que Jesus ensina com autoridade de mestre e que seu ensinamento é consistente e sério, de grande importância e valor. Observe que são oito categorias de bem-aventurados. Os que sofrem e os que fazem o bem – mesmo que hostilizados -, experimentarão a felicidade plena.
(Ler novamente o texto.)
Meditação: O que o texto diz a mim?
Através das bem-aventuranças Jesus diz quem Ele é, como Ele vive e como quer que seja a vida de seus discípulos e discípulas. As bem-aventuranças são um caminho para a santidade. Sendo assim, ser santo significa assumir o autêntico seguimento de Jesus de Nazaré. Para que isso seja possível precisamos ter clareza daquilo que Ele ensinou sobre o Reino de Deus e dos valores que Ele propôs como meios para se buscar a comunhão com Deus.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Agradeça a Deus por ter sido interpelado(a) por esta Palavra, pelo novo ardor que ela gerou em seu coração, pela luz que ela acendeu em seu caminho.
Peça ao Senhor a graça de um autêntico seguimento a Jesus, o mais bem-aventurado de todos os homens, com o desejo sincero de tornar-se bem-aventurado(a) também.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Acolher esta Palavra como dirigida a você. Observe o que vai ficando nos seus olhos e no seu coração como atitudes e compromissos novos.
O caminho das bem-aventuranças está ao seu alcance também. Observe ao seu redor, pessoas que você conhece, que vivem em santidade, que irradiam a alegria do Evangelho e a força do Espírito Santo.
Como Maria, saborear em silêncio a Palavra de Deus, e repetir: “Faça-se em mim segundo a vossa Palavra”.
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
A santidade é dom de Deus. Ele nos chama a participar de sua vida divina. A resposta a esse chamado seja manifestada na convivência humanizada, alegre e fraterna com os irmãos e irmãs, e na sincera busca de comunhão com Deus.
Pe. Elizeu Hilário de Souza – é presbítero da diocese de Teófilo Otoni-MG e reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus de sua diocese em Belo Horizonte-MG