Acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.’
26 de março de 2021Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor
28 de março de 2021Sábado, 27/03:
5ª SEMANA DA QUARESMA – Jo 11,45-56
Leitura:
Procure ler o texto lentamente, atento a cada palavra e expressão. Guarde o trecho que mais lhe chamar a atenção.
A perseguição a Jesus está chegando ao fim. As autoridades temem os efeitos de sua pregação e de suas ações entre o povo. Jesus demonstra uma coerência entre sua vida e sua forma de enxergar e interpretar a religião que os fariseus não tinham. E, por isso, muitos acreditavam em Jesus, enquanto as autoridades procuravam silenciá-lo.
Meditação:
O que o texto diz para mim, hoje, a partir da situação pela qual tenho passado (minhas alegrias, tristezas, desafios, conquistas)?
Tente meditar sobre os efeitos da pregação de Jesus hoje. Como o ser de Jesus chegou a nós? A narrativa de suas ações, seus ensinamentos…. como vemos hoje a sua ação entre nós? Consegue perceber o mesmo Jesus que andou pela Galileia andando e agindo hoje, entre nós?
Qual a recepção que Jesus encontra hoje, entre nós e em nossa sociedade? Quais são as resistências que Jesus enfrenta? Você, está ao lado de Jesus enfrentando resistências ou está do lado dos opositores, resistindo à ação de Jesus?
Na proximidade da celebração da Paixão de Jesus, é importante refletir sobre a atualização desses eventos, hoje. Ainda que a Paixão de Jesus tenha acontecido uma vez por todas, ainda hoje encontramos resquícios de pessoas que desejam silenciar o Evangelho, desejam silenciar quem fala da parte de Jesus, desejam silenciar a coerência entre vida e anúncio de muitos discípulos de Jesus. Enfrentamos essas adversidades? Provocamos essas adversidades? Como podemos contribuir para que elas sejam superadas e Jesus, por meio de nós, seus discípulos, possa ser hoje mais ouvida?
Oração:
A partir da Palavra meditada, apresente ao Senhor a gratidão de seu coração e também seus pedidos.
Senhor, aproximando-me da celebração da vossa Páscoa, quero pedir um coração coerente e corajoso à semelhança do vosso, para que eu possa anunciar o vosso Evangelho sem medo, com palavras e obras, diante de cada situação. Que a proximidade da vossa Páscoa me anime a buscar com mais dedicação a conversão, encontrando caminhos para conhecer e abraçar o vosso Evangelho e o vosso modelo de vida. Ampara os que encontram-se distantes de vós e ilumina a nossa sociedade com o testemunho dos vossos discípulos, para que o nosso mundo seja cada vez mais dócil à vossa presença.
Contemplação:
A palavra meditada precisa também tornar-se ação. Como viver o que meditamos em nossa vida? Pense em ações concretas que possam surgir da meditação do dia de hoje.
Às vésperas de adentrar a Semana Santa, escolha uma prática que você possa abraçar nesses dias: a meditação da Palavra, um jejum, uma reconciliação… ofereça essa atitude em favor da sua conversão e da santificação do nosso mundo.
Mariana Aparecida Venâncio (Juiz de Fora – MG) – Leiga, Teóloga, especialista em Sagrada Escritura, mestra em Literatura Brasileira e doutoranda em Estudos Literários (UFJF).
Imagem: pexels.com/pixabay