Vimos sua estrela no oriente e viemos adorá-lo
3 de janeiro de 2021“Vós mesmos, dai-lhes de comer”
5 de janeiro de 2021Leitura orante da Segunda Feira depois da Epifania. 04/01/2021
Mt 4,12-17.23-25
“Arrependei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” Mt 4, 17.
Como preparação alguns momentos de silêncio que nos ajudam a silenciar os burburinhos, os ruídos dentro de nós mesmos.
Sempre é bom iniciar com uma oração ou invocação ao Espírito Santo, seja um canto ou oração.
Leitura. O que o texto diz.
Ler em voz alta, pausada, o texto de Mt 4,12-17. 23-25. Depois, para um maior entendimento e fixação do que o texto diz, uma segunda leitura, silenciosa. Observar personagens, suas ações e deslocamentos geográficos, intervenções do narrador, discursos.
Se ainda não conseguir observar todos esses aspectos, tente contar o que se passa no texto e, ao fim, compare com o texto. Ou então siga um roteiro de perguntas e respostas abaixo.
Qual a primeira informação do texto sobre João? Essa informação fez alguma mudança em Jesus? Qual? Aonde ele foi morar? O narrador diz que essa mudança foi para que se cumprisse uma profecia. De quem era essa profecia, e sobre o que? O que ela quer dizer para o povo de Israel? E sobre Jesus, o que essa profecia significa? O que acontece a partir da mudança de Jesus? O que ele anuncia?
O que Jesus faz a partir de iniciar seu anúncio? Por onde andou? Que ações faz? O que resulta dessas ações? A quem recebia? De onde viam as pessoas que se dirigiam a Jesus?
Meditação. O que o texto me diz.
NO silêncio medito sobre o texto. Ao ler um texto bíblico o Espírito Santo age em mim. O que me causa mais impressão nesse texto? Que palavras, frases me chamam a atenção? Se reduzisse esta impressão a uma frase ou palavra, qual seria?
Oração. O que eu digo a Deus.
Agora é momento de me dirigir a Deus. Falar com ele como se fosse a um amigo muito íntimo. De forma livre. O que vou dizer a ele: vou perguntar, manifestar minha dúvida, minha situação diante desse texto? Vou agradecer, louvar, pedir?
Contemplação. O que que Deus faz em mim.
Deus age entre os que lhe são fiéis quando oram, inclusive com textos do Evangelho. Age na nossa memória, nos levando a relembrar fatos, fazer relações com nosso pensamento, age em nossos sentimentos. Em silencio deixo Deus guiar meus pensamentos, agir em mim, no meu coração.
O que o texto faz em mim a partir do que li, meditei, orei. O que me faz sentir, pensar, recordar, relacionar, me despertar vontade, etc.?
Ação. O que o texto me leva a agir.
A partir de todos os passos até aqui, e em função de que a palavra de Deus não passa sem deixar algum efeito em nós, na nossa vida concreta, esse texto me chama a algo concreto na vida de fé, de seguidor de Jesus, de comunidade, de família, de vida?
Marco Antonio Tourinho
Teólogo leigo – Belo Horizonte-MG