Jesus – a porta para nossa liberdade
18 de abril de 2016Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim (JO 13,16-20)
21 de abril de 2016Leitura: João 12,44-50
Jesus disse bem alto:
— Quem crê em mim crê não somente em mim, mas também naquele que me enviou. Quem me vê vê também aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz para que quem crê em mim não fique na escuridão. Se alguém ouvir a minha mensagem e não a praticar, eu não o julgo. Pois eu vim para salvar o mundo e não para julgá-lo. Quem me rejeita e não aceita a minha mensagem já tem quem vai julgá-lo. As palavras que eu tenho dito serão o juiz dessa pessoa no último dia.
— Eu não tenho falado em meu próprio nome, mas o Pai, que me enviou, é quem me ordena o que devo dizer e anunciar. E eu sei que o seu mandamento dá a vida eterna. O que eu digo é justamente aquilo que o Pai me mandou dizer.
Oração: Aquilo que o Pai mandou dizer
Jesus nos diz bem alto, para que isto grude em nossos ouvidos, de modo a alicerçar o entendimento da Palavra: se você crê em mim e me vê, também crê no Pai e pode vê-Lo. Jesus é comunicação do Pai. Por Ele, conhecemos a vontade de Deus, que deve nortear a nossa existência. Não precisamos de exibições sobrenaturais aos montes, porque identificamos o Pai na jornada de Jesus. Basta rezarmos a Palavra, e ali o Pai se exibirá, imutável, mas sempre condizente com nosso tempo, sendo resposta para nossos anseios.
Também nos diz que nos vem como luz, porque vivíamos em escuridão. De fato, é fácil perceber que nosso mínimo distanciamento da vontade de Deus nos coloca como que rodeados por trevas, dúvidas, confusões e desmotivações. Somos vencidos pelo egoísmo, o medo de tudo e a falta de esperança. Então, quando atravessarmos momentos como esses, de escuridão, lembremo-nos da força e presença da luz de Cristo, transfigurado, ressuscitado, vencedor da morte… Somente Jesus pode incendiar o nosso coração, nos dando propulsão para enfrentarmos com coragem as dificuldades da vida.
Sendo Jesus comunicação da mensagem de Deus para cada um de nós, não percamos a perseverança em encontrá-Lo na Palavra, na oração. É preciso convivência diária para que se intensifique a intimidade com a vontade do Pai. Qualquer resposta de que precisarmos, lancemos mão da Palavra, que nos fornecerá a experiência de encontrarmos ali a sabedoria de Deus, luz para nossos dias.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte/MG