Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele
27 de abril de 2022Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os …
29 de abril de 202228 de abril de 2022- Quinta-feira, 2ª Semana da Páscoa
Evangelho – Jo 3,31-36
Leitura: O que o texto diz
Nesse trecho do evangelho João Batista dá testemunho a respeito de Jesus, fala da sua missão e da sua Origem. Traz também uma visão da trindade em ação: O Pai ama o Filho, confiando-lhe tudo, dá o Seu Espírito Santo e envia Esse Filho Amado ao mundo para revelar todas as coisas do seu coração. Os ensinamentos do Pai não tem limites.Ao mesmo tempo fala da missão de João, do lugar onde essa missão acontece. Ele ensina práticas para essa vida terrena, válidas para o tempo e regime presentes aqui, terreno, humano, limitado.
Meditação: O que o texto me diz
Deus nos concede o Espírito Santo sem medidas. O Espírito Santo que amplia e dinamiza a vida. O Espírito Santo que cria e recria, não tem limites!
Jesus possui a plenitude desse mesmo Espírito porque o Pai lhe confiou. Por isso seu testemunho são das coisas celestiais, das coisas que viu e ouviu. Mas o homem com sua visão limitada pode acolher pela Fé ou o recusá-lo por sua incredulidade. E assim o testemunho pode lhe dar a vida eterna, vida ampliada.
Essa é a ação trinitária. Quem está aberto a essa ação tem uma nova linguagem, a linguagem de Deus e não a do mundo. A linguagem do mundo está baseada em trocas, prestígios, poder, exige reciprocidades e recompensas. A linguagem de Deus é AMOR E GRATUIDADE. Ele não cobra nada em troca, é dom ofertado.
Estou aberto a essa ação trinitária? Comunico a Linguagem de Deus com minha vida? Deixo o Espírito Santo agir, conduzindo-me sem reservas?
Oração: O que o texto me faz dizer
Peçamos hoje ao Senhor a graça do Seu Santo Espírito, para nos iluminar e conduzir na caminhada da vida! Que Nosso Senhor Jesus Cristo, abra todos os corações para a ação trinitária que nos encoraja a buscar caminhos novos, que jamais ousamos imaginar.
Contemplação: O que o texto faz em mim
A ressonância desse Evangelho nos leva a refletir sobre cada ação na nossa vida. O jeito de ser e conviver, palavras ditas ou não, escolhas que fazemos, atitudes que tomamos frente a cada situação… A forma como vivemos nos limita, impede nosso crescimento, nos aprisiona? Ou o nosso jeito de viver nos permite ir para caminhos inimagináveis, amplia minha vida, encorajando-me a buscar novos horizontes? Ir para águas mais profundas?
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto
Deus nos concede o Espírito Santo sem medidas! Como Cristãos não podemos reprimir ou impedir a ação de Deus em nós através do seu Espírito. Devemos ser colaboradores abertos a essa ação divina no mais ordinário da vida, no mais simples, no nosso humano, com os pés na terra, mas movidos pelo Espírito Santo que amplia nossa vida.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.