“Vós deveis nascer do alto.”
26 de abril de 2022Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna
28 de abril de 202227 de abril de 2022- Quarta-feira, 2ª Semana da Páscoa
Evangelho- Jo 3,16-21
Leitura: O que o texto diz
O Evangelho de João nos mostra que Deus amou o mundo de forma radical:”Entregou o seu filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna”. Deus não quer que os homens se percam nem sente prazer em condená-los. Deus enviou seu filho ao mundo para que o mundo seja salvo por meio dele. Quem acredita nele, não está condenado, quem não acredita, já está condenado. “O julgamento é este a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más”. A presença de Jesus é incomoda, provoca decisão de nossa parte. Seremos luz ou trevas?
Meditação: O que o texto me diz
O Texto me diz do amor incondicional de Deus para conosco, que entregou seu filho para nos salvar e termos vida eterna. Nós como cristãos,cristãs temos livre escolha, podemos optar entre a luz e as trevas. Somos chamados(as) a realizar cada vez mais ações que trazem luz para sermos instrumentos de paz no nosso meio onde vivemos, no mundo.
Oração: O que o texto me faz dizer
Agradecemos e louvamos a Deus por ter entregue seu filho único à morte para nos salvar e nos mostrar que quem nele acredita, vive sua fé com compromisso com os irmãos (as) ,sendo luz teremos a vida eterna.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Este Evangelho de João é muito atual, mesmo sabendo da entrega de Jesus para nos salvar, e de todo o seu sofrimento vivido por causa do nosso egoísmo ,das nossas práticas do mal, da escolha que fazemos pelas trevas no lugar de sermos luz. Escolhemos o preconceito, a não solidariedade, a discriminação, o ódio, a violência em relação aos nossos irmãos (as). Jesus deixa claro que apesar de toda sua entrega a escolha é nossa de sermos luz como Ele ,ou trevas como o mundo nos chama. Ser luz é ter compromisso, é tomar decisão, é ter lado. Lado do amor, da fraternidade procurando viver assim ações concretas em favor da vida.
Ação: O que eu posso fazer a partir do Evangelho
O Evangelho nos provoca, nos pede a tomar lado, tomar decisão a favor da luz, do amor. A presença de Jesus é incômoda, pois coloca o mundo dos homens onde vivemos em julgamento, provocando divisão e conflito e exigindo de nós decisões a favor da vida. Deus enviou seu filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele, através de nossas ações.A escolha,a decisão é nossa.Seremos luz ou trevas?
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.