Quem é o meu próximo?
3 de outubro de 2016Ensina-nos a orar (Lucas 11, 1-4)
5 de outubro de 2016Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela. Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava. Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa. Então chegou perto de Jesus e perguntou:
— O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar.
Aí o Senhor respondeu:
— Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.
No silêncio do coração, coloquemo-nos na presença do Espírito Santo e nos abramos aos seus ensinamentos, que nos são ofertados mediante uma leitura atenta e compromissada do trecho do evangelho proposto para hoje.
Após ler algumas vezes o texto de hoje, a afirmação de Jesus, de que apenas uma coisa é necessária, chamou a minha atenção.
Jesus chama a atenção de Marta para o fato de que, ao se preocupar com inúmeras coisas ao mesmo tempo, ela não estava inteiramente presente em nenhuma delas e, provavelmente, não as executaria da melhor forma possível.
É bem verdade que, quando nos ocupamos com diversas coisas ao mesmo tempo, além de não conseguirmos fazê-las bem feito, nos cansamos demais. Ficamos como que exauridos. Ora, Jesus veio para que tenhamos uma vida plena e isto, de nos ocuparmos de muitas coisas ao mesmo tempo, não me parece adequado para atingirmos esse objetivo.
E Jesus é assim: um Mestre que se preocupa com cada um dos detalhes de nossas vidas. Podemos ter muitas coisas para fazer em um dia, no entanto, é necessário priorizar e começar a fazê-las uma a uma, até que tenhamos realizado todas. E, em cada uma das tarefas colocar todo nosso ser, nossa atenção e comprometimento. Um segredo simples, que costumamos não praticar e, por muitas vezes, nos retira a paz.
Por outro lado, ao complementar esta afirmação, dizendo que Maria escolheu a melhor de todas as coisas e aquela que ninguém irá tomar dela, Jesus nos chama a atenção para a importância de colocar, na lista de nossas atividades diárias, um tempo para conversarmos com Ele, para nos colocarmos a seus pés e ouvirmos o que Ele tem para nos dizer.
Que possamos fazer desse tempo um momento especial em que coloquemos todo o nosso ser, com o coração tranquilo e voltado completamente para Ele, não permitindo que as preocupações venham nos roubar do encontro.
Neste momento reservado para Ele, Jesus nos dá palavras de vida eterna e essas ninguém nos pode tomar. São palavras que fazem nossa vida ter sentido e, por isso, a plenificam.
Hoje, comemoramos São Francisco de Assis, um dos santos mais queridos da Igreja.
Lembrar de São Francisco, com o texto de hoje, ajuda-me a penetrar mais ainda na oração, pois ele se desapegou de tudo para estar completamente livre para Cristo. Uma vivência radical do evangelho que nos serve como modelo de desapego daquilo que nos distrai. Que nos coloquemos nus, sem receios, diante de Jesus.
Senhor, hoje, colocamo-nos a seus pés, para receber as riquezas de seus tesouros, e lhe pedimos, pela intercessão de São Francisco de Assis, que nos ajude a nos libertarmos de tudo que nos distrai e, assim, possamos nos concentrar unicamente em suas palavras de vida. Amém!
***
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte