“Nem mesmo me achei digno de ir ao teu encontro”
12 de setembro de 2022“Para que todos os que Nele crerem tenham a vida eterna”
14 de setembro de 202213 de Setembro – Memória de São João Crisóstomo
Lc 7, 11-17 – “Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão.”
- Leitura: O que o texto diz?
Estamos diante do relato de um milagre realizado por Jesus. Assim como Lázaro tornou a viver, assim também o filho da viúva em Naim. Lucas não nomeia as pessoas nesse relato, somente dá características: um jovem defunto e sua mãe viúva em Naim. O evangelista dá destaque ao movimento interior de Jesus, seu gesto e às suas palavras de ordem.
- Meditação: O que o texto me diz?
O filho era a coisa mais preciosa para aquela mulher e a vida acabara de retirar-lhe. Ela estava perdida e desamparada, mas aparece-lhe Aquele único capaz de restituir a vida e dar novo sentido. Ele tem compaixão de todos os que dele se aproximam com sinceridade.
Jesus resgata a pessoa e suas relações, neste caso, de família. Ele concede força nova, a Sua própria, ao que acaba por se diluir, pois sabe a importância das relações humanas. Ele reuniu um povo para si, para que este povo vivesse no amor como vivem as Santíssimas Pessoas.
Hoje o que está morto em você e que, com sinceridade, deseja apresentar ao Senhor que tem compaixão, toca o “seu caixão” e, com a Palavra, restitui o vigor?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor que quisestes estar tão perto das necessidades de seus amados, tocai com compaixão (reze aquilo que deseja o seu coração) para que eu torne a viver segundo a Tua Palavra.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Percebo em mim o desejo de viver para Ele que me resgata todos os dias das minhas mortes e quedas? Vi em mim o que está morto e entreguei aos cuidados de Jesus?
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Hoje reze pelas pessoas da sua convivência, especialmente as mais próximas. Se possível, encaminhe uma mensagem de proximidade e afeto, e se há uma relação que foi rompida, mas que tem valor na sua vida, busque se reconectar através do perdão.
Que você cresça espiritualmente!
Antonio C. dos Santos Jr. – Seminarista diocesano da etapa da Configuração e membro da Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa-PR.