O Filho do Homem vai morrer
27 de março de 2024Tudo está consumado!
29 de março de 202428 de março, 5ª feira, Semana Santa.
Procure um lugar confortável, aquiete seu coração e sua mente respirando profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo que te dê discernimento e coragem para escutar a Palavra que Deus hoje te dirige.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o evangelho de João 13,1-15
Em João, a Ceia do Senhor tem um caráter duplo, onde dois gestos se complementam, mostrando o caminho que a comunidade dos cristãos deve seguir. Jesus e os discípulos juntos celebram a Páscoa dos judeus, a mesma celebração que o povo fazia memória desde a libertação do Egito. Agora o memorial da Nova Aliança é estabelecido: na ceia os cristãos celebram a verdadeira redenção. Entretanto, essa redenção se cumpre no serviço aos irmãos, simbolizado no gesto do Lava-Pés.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
O Senhor do Universo tomou a nossa humanidade e se rebaixou a condição de um escravo, como nos diz Paulo aos Filipenses. Ele que é o criador de tudo mostra que o verdadeiro mistério do amor é a doação: se Deus doa a sua vida por nós, muito mais nós somos obrigados a dar a nossa vida pelos irmãos. A ceia eucarística só tem sentido quando vista do ponto de vista que na mesma ocasião de partir o pão, é a oportunidade de sermos próximos às necessidades do nosso próximo. Exercer a misericórdia é imperativo para quem segue Jesus
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Vamos exercer essa prática no nosso espírito e falar com Deus sobre essa dimensão na nossa vida. Peçamos que ele afaste de nós a indiferença, que não pertence a quem ama a Deus, e que ele nos digne a sermos fortes e perseverantes na caridade. Que possamos também elevar uma ação de graças sobre todas as vezes que Ele exerceu para conosco seu amor, nos ajudando a seguir em frente na vida.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Deus senta-se conosco à mesa. Nem sempre conseguimos contemplar a maravilhosa realidade da ceia do Senhor na santa missa. Mas hoje é um dia especial, onde rememoramos não somente a instituição da Eucaristia, mas também a proclamação do mandamento do amor. Em silêncio, vamos permitir que os nossos corações louvem ao Senhor Jesus por tão grande graça no seio da sua Igreja. Que ele permita que nessa Páscoa possamos praticar ainda mais a caridade.
Ação. O que eu posso fazer a partir do texto?
O que foi de bom que eu consegui alcançar na dimensão espiritual durante a quaresma, sobretudo relacionado à caridade? As práticas quaresmais foram bem vivenciadas? Elas me levaram a um entendimento mais profundo sobre a realidade de Jesus ou não as levei a sério? Precisamos analisar esse período para aproveitar bem os frutos proporcionados a nós e ao nosso próximo.
João Victor Batista. Membro leigo do Instituto Nova Jerusalém e estudante do bacharelado em Ciências Econômicas na UFC. Reside atualmente em Fortaleza/CE.