Páscoa do Senhor
17 de abril de 2022“Levaram o meu Senhor…”
19 de abril de 202218 de abril, segunda-feira, Oitava da Páscoa
Evangelho de Mateus 28, 8-15
Leitura: O que o Texto diz?
“De repente, Jesus foi ao encontro delas”. As mulheres partiram depressa do sepulcro, mesmo com medo estão tomadas pela alegria e querem anunciar aos discípulos. No caminho encontram com o ressuscitado, dele recebem o convite de alegria e coragem e a ordem de ir para a Galileia. Por fim, os sumos sacerdotes pagam uma soma aos guardas para poderem sustentar a mentira que o corpo do senhor foi roubado pelos discípulos.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“Não tenhais medo”. O medo sempre aprisiona e limita o discípulo. O texto convida os discípulos de ontem e os de hoje a se libertarem das correntes do medo. É sair ao encontro do Senhor e sair para anunciar a mensagem de alegria. Mas essa mensagem libertadora e de alegria incomoda a muitos.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“Alegrai-vos!” A minha oração precisa estar envolvida pela alegria contagiante da ressureição. Precisamos colocar aos cuidados de Deus tudo quanto nos rouba a alegria da ressureição. Essa alegria é fruto do encontro com o ressuscitado. Pela oração sou convidado a rejuvenescer minha amizade com Deus, a alegria pascal gera paz.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me varão”. O discípulo é chamado a fazer o caminho da Galileia, voltar ao ponto de partida. O discípulo de ontem e o de hoje precisa fazer o percurso da Galileia até Jerusalém, é nessa jornada que se faz a verdadeira experiência com o ressuscitado.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
O discípulo de Cristo é alegre e destemido. A cada dia somos chamados a viver com coragem encarando as realidades com otimismo, perspicácia e coragem. A realidade revigorante da ressureição é perigosa para os que vivem pelo poder e para o poder. Como tenho vivido? Encaro os desafios com coragem e esperança?
Pe. José Geraldo da Silva – Diocese de Caratinga-MG