“Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho”
20 de abril de 2022“Vinde comer…”
22 de abril de 202221 de abril, quinta-feira, Oitava da Páscoa
Evangelho de Lucas 24, 35-48
Leitura: O que o Texto diz?
“Ainda estavam falando quando o próprio Jesus apareceu no meio deles”. Os dois discípulos retornam e quando estão contando o acontecido para Emaús Jesus se põe no meio deles. Eles ficam assustados e com medo, pensam ser um fantasma. São convidados a tocar no Senhor, depois Ele mesmo pede algo para comer. Por fim, abre a inteligência dos discípulos para entenderem o mistério do Cristo, sua paixão e ressureição.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“No seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações”. O Evangelho convidou os discípulos de outrora e os de hoje a crer na ressureição, Ele é o ressuscitado, tem um corpo. Os sofrimentos do Cristo não estão distantes do que foi previsto na lei por Moisés e os profetas. Nele está a plenitude da graça e da redenção do gênero humano.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“Por que estais preocupados e por que tendes dúvidas no coração?” Pela oração se faz possível fazer um diálogo com Deus. Por meio dela as dúvidas e medos do nosso coração podem encontrar alento e a devida clareza. Lançai ao coração de Deus todas as preocupações e n’Ele serão encontradas toda paz e consolação.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“A paz esteja convosco!” A presença do ressuscitado trás paz, pois ele mesmo é a Paz. Somos chamados a experimentar essa paz que vem da presença de Cristo. O reino de paz só se estenderá a todas as nações a partir da conversão sincera, assim serão libertos de todo o pecado.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
“Vós sereis testemunhas de tudo isso”. Dar testemunho é assumir em si mesmo a vida do ressuscitado. Não há legitimo testemunho sem adesão, sem antes O encontrar e ser atraídos por sua luz. É tempo de assumir a vida nova em Cristo, viver como ressuscitados.
Pe. José Geraldo da Silva – Diocese de Caratinga-MG