Jesus e os discípulos(as)
17 de setembro de 2021Servir a todos
19 de setembro de 2021SÁBADO (18/09/2021)
Lc 8, 4 – 15 – A PARÁBOLA DO SEMEADOR
- Leitura: o que o texto diz?
Jesus conta a uma parábola à multidão. O Semeador semeou e as sementes caíram em lugares diferentes: a beira do caminho e foi pisada e comida pelos pássaros; sobre a rocha; os espinhos; a terra boa. Os discípulos vão perguntar sobre o sentido da parábola. Jesus diz em jogo de palavras que a eles foram dados conhecer os mistérios do Reino de Deus e a outros por meio de parábolas. E explica: a beira do caminho e foi pisada e comida pelos pássaros, é a Palavra de Deus que as pessoas ouvem e logo vem o Diabo e arranca a Palavra do seu coração, para que não creiam e não se salvem. Sobre a rocha são os que ouvem com alegria, mas não tem raiz, por um momento acreditam, mas quando chegam a tentação, desistem. Os espinhos são aqueles sufocados pelos prazeres, as riquezas e inquietações não dão fruto. A terra boa, são as pessoas com coração bom e generoso, ouvem a Palavra e ficam com ela, e dão fruto pela perseverança.
- Meditação: O que o texto me diz?
A Salvação é para quem se abre ao Dom que Deus nos dá por seu Filho Jesus. Ele veio nos salvar, mas espera de nós uma fé viva e uma acolhida da Sua Palavra. Os diferentes terrenos são as diferentes situações que meu coração pode se encontrar. Sejamos terra boa e a semente da Palavra de Deus gere em nós muitos frutos.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
A Palavra de Jesus é clara. Existem aqueles da multidão que vendo, não enxergam e ouvindo não entendem. Os discípulos são aqueles que, do outro lado, foi dado conhecer os mistérios do Reino. O texto me faz sair da multidão e me questionar se desejo aprofundar minha fé, ouvindo e conhecendo Jesus na Palavra.
- Contemplação: o que o texto faz em mim?
A Parábola do semeador é exemplo da pregação de Jesus em um ambiente rural. Mas é uma linguagem que faz o ouvinte despertar pelo querer do Senhor para nossas vidas. Ele me chama a preparar a vida, para não perder essa semente que faz produzir um efeito transformador, na minha realidade pessoal e comunitária.
- Ação: o que posso fazer a partir do texto?
“Senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz” essa oração atribuída a São Francisco nos orienta para o texto. Que a Palavra chegue à minha vida e faça de mim um sinal de Deus para a vida do meu irmão. Que as pessoas experimentem Cristo através de mim e que eu me perceba necessitado sempre dessa conversão do coração como terra boa.
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa – padre da Diocese de Luz-MG, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2