Anunciava a boa notícia e curava (Mt 9,32-38)
5 de julho de 2016Anunciar o Reino e promover a paz em qualquer lugar (Mateus 10, 7-15)
7 de julho de 2016Jesus chamou os seus doze discípulos e lhes deu autoridade para expulsar espíritos maus e curar todas as enfermidades e doenças graves. São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e o seu irmão André; Tiago e o seu irmão João, filhos de Zebedeu; Filipe, Bartolomeu, Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu e Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus. Jesus enviou esses doze homens, dando-lhes a seguinte ordem: Não vão aos lugares onde vivem os não judeus, nem entrem nas cidades dos samaritanos. Pelo contrário, procurem as ovelhas perdidas do povo de Israel. Vão e anunciem isto: “O Reino do Céu está perto”.
Os discípulos recebem o mesmo poder de Jesus: desalienar os homens e liberta – lós de todos os males.
A oração de hoje nos convida a missão… Todos nós somos destinados a uma missão, quer tenhamos consciência ou não… Para cumprir qualquer encargo que nos é dado o primeiro passo é saber o que fazer, como fazer e quando fazer, ou seja, é preciso APRENDER… Mas aprender com quem, ou de quem? Creio que responder a essa pergunta já nos coloca em contato com a nossa missão…
Jesus chama os seus discípulos pelo nome, e os capacita para a missão, este chamado que Jesus faz aos seus discípulos se estende a mim e a você; ele nos chama pelo nome, e quer que aprendamos D`Ele, discipulado e apostolado é dever de todos nós, cada um que se fizer discípulo dele, o pai o dará o poder de desalienar e libertar a si mesmo; e consequentemente através do testemunho de vida desalienar e libertar a outros. A nossa prioridade número um nesta vida deve ser nos dedicar a ele, ele é o caminho. Como diz o salmo de hoje: Buscai constantemente a face do Senhor! (Salmo – Sl 104 (105).
E interessante que Jesus ao enviar os seus discípulos ele pede que eles vá primeiro procurar as ovelhas perdidas do povo de Israel… Percebo aí um puxão de orelha, às vezes queremos dar um passo maior do que as nossas pernas… Temos que perceber a presença do reino em nós; para que ele chegue até aqueles que convivem conosco: em nossa casa, na escola, em nosso trabalho, em nossa comunidade, etc… Afinal a nossa boca fala do que o coração está cheio. (MT 12, 34) Se observarmos não é difícil ver a incoerência em nós mesmos; e normalmente o que vemos no outro é porque de uma forma ou de outra está em nós, é, eu confesso que é uma triste constatação… O que andamos vendo por aí? Jesus afirma que o reino do céu está perto! Tenho visto os seus sinais? Jesus tinha clareza da presença do Pai em sua vida e agia segundo a sua vontade; por isso anunciava a proximidade do reino do céu, pois ele o expressava com a vida…
São Paulo dizia: “não faço o bem que quero, mas o mal que não quero”. (ROM 7, 19) experimento também isso na minha vida, por isso sinto que temos que ter consciência que, se temos o poder de fazer o bem, este poder não é nosso é ele quem nos dá, de graça recebemos de graça devemos dar… Segundo Aristóteles “É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.” Somos chamados a continuar a palavra e a ação de Jesus”…
Peço ao espirito santo, que move Jesus a acolher e a corresponder à vontade do Pai, que nos afaste do ante reino, nos mova a escutar e a responder ao chamado de Jesus que fala diretamente ao coração de cada um que se relaciona com ele: “O reino do céu esta perto”, aproprie-se dele!
Agostinho Augusto – Família missionária Verbum Dei – Belo Horizonte MG.