“O bem não pode esperar”
30 de outubro de 2023Fazer-se pequeno para passar pela porta
1 de novembro de 202331 de Outubro, terça-feira da 30ª Semana do Tempo Comum
“A força transformadora do Reino”
Silencie. Aquiete teu coração, teus pensamentos. Peça ao Espírito Santo para que ele te conduza nos caminhos desta leitura orante.
Leia o Evangelho de Lucas 13,18-21
Leitura: O que o Texto diz?
Jesus apresenta aos que o ouvem duas parábolas, partindo de imagens de seu cotidiano: a semente de mostarda e do fermento na massa para levá-los a compreender melhor a dinâmica do Reino de Deus que, mesmo a partir do menor gesto, se expande com toda sua força.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Por menores que sejam nossas ações, se estiverem de acordo com o Evangelho, elas têm o potencial de gerar grandes transformações. Não são apenas obras grandiosas que podem testemunhar o Reino de Deus no mundo. Os pequenos gestos do cotidiano são semente fértil e fermento vigoroso fazendo acontecer o projeto de Jesus.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
As parábolas brotam do cotidiano. Em oração, peçamos a Deus a graça de percebermos os sinais que educam e que estão ao nosso redor. Que Ele nos conceda olhos abertos para ver e compreender tudo aquilo que nos comunica o Evangelho e nos ajuda a fazer o Reino acontecer.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
A ação do fermento é fazer expandir a massa. Abramo-nos a experimentar a força renovadora do Evangelho, deixando que ela se expanda dentro de nós mesmo, movendo-nos a ser pessoas mais comprometidas com o Reino.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Como a semente e o fermento, somos convidados a fazer a diferença na sociedade, fazendo transformar o que está ao nosso redor. Repensar as mais pequenas atitudes que temos, tomando consciência de que elas podem ser promotoras de uma sociedade mais justa e fraterna, à luz do Evangelho.
Pedro Henrique Mendonça Fernandes. Catequista na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda – Três Pontas/ Diocese da Campanha – MG