A Ressurreição dos mortos
2 de junho de 2021Jesus é o Senhor!
4 de junho de 2021QUINTA-FEIRA (SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE CRISTO)
3/06/21
Mc 14, 12-16.22-26 – A EUCARISTIA!
Leitura: O que o texto diz?
Jesus faz a ceia pascal com seus discípulos. O Evangelho de Marcos mostra o pedido do Senhor de enviar dois dos discípulos para preparar o lugar na casa de um homem, cujo o nome não é revelado. Ele toma o pão e o vinho na ceia e diz que isto é seu Corpo e isto é seu Sangue. Passando a todos para comeram e beberam, e ao final cantam um hino.
Meditação: O que o texto me diz?
A preparação da ceia é um gesto profético e consciente de Jesus que entrega sua vida, até o fim, para salvação do mundo. Jesus marca definitivamente a aliança com seu Sangue e seu Corpo, até o dia que beberemos no Reino de Deus do manancial da Vida sem fim. O lugar da ceia é o caminho da vida, em cada porta que se abra para celebrar a liturgia do Mistério Pascal.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Que a Eucaristia é sinal da vida de Jesus que se entregou por nós. Eu tenho que responder a esse gesto de sacrifício, me fazendo um doador da vida que recebo de Jesus. Lembrando da sua vida e seus ensinamentos, seus embates contra o pecado, a acolhida do pecador e sua Misericórdia com todos. Fale com Deus sobre os sentimentos que brotam em você ao meditar sobre isso.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Rezar e encontrar repouso no Senhor e vencer a tentação, a ação do maligno. Ser firme no compromisso do Amor de Deus. Tudo me faz louvar a Deus na sua Infinita Misericórdia! A Eucaristia é força para minha vida espiritual e dela recebo a missão de oferecer Jesus ao mundo pelo meu coração. Jesus faz do pão e do vinho o memorial do Seu Corpo e do Seu Sangue que me fortalece.
Ação: o que posso fazer do texto?
A convocação é a oração. Combater a preguiça espiritual. Fortalecer a oração individual, me questionar sobre os locais e momentos que me retiro para esse encontro com o Senhor, sobretudo a participação na Santa Missa e Adoração: me favorecem para um fortalecimento? Estão me fazendo bem? Algo rouba minha paz e o lugar de Jesus dentro de mim? E ser firme em fortalecer a oração em família. Rezar hoje em casa com alguém da minha família. Buscar ir na Santa Missa para participar.
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa – padre da Diocese de Luz-MG, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2, especialista em Pastoral.