A Glória na cruz (João 18,1-19,42)
18 de abril de 2014“Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver a sepultura.
De repente houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra, e sentou-se nela.
Sua aparência era como a de um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve.
Os guardas tremeram de medo diante do anjo, e ficaram como mortos.
Então o anjo disse às mulheres: “Não tenham medo. Eu sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado.
Ele não está aqui. Ressuscitou, como havia dito! Venham ver o lugar onde ele estava.
E vão depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à frente de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão. É o que tenho a lhes dizer.”
As mulheres saíram depressa do túmulo; estavam com medo, mas correram com muita alegria para dar a notícia aos discípulos.
De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrem-se!” As mulheres se aproximaram, e se ajoelharam diante de Jesus, abraçando seus pés.
Então Jesus disse a elas: “Não tenham medo. Vão anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão.””
Essa noite santa é a mãe de todas as vigílias; nela toda a história humana, onde se encontra e se faz a experiência da salvação de Deus, é recapitulada e recebe seu sentido, pois foi para esse dia que tudo foi criado; tudo foi feito nele, por meio de Cristo e para ele (cf. Cl 1,16).
A vida venceu a morte! Jesus Cristo ressuscitado dentre os mortos venceu o mal e todas as suas manifestações. Em Cristo, Deus quis que todos nós fôssemos herdeiros dessa vitória.
Esse relato da ressurreição traz o elemento mais importante para a vida do cristão – a alegria.
As mulheres correram com muita alegria para dar a notícia aos discípulos… Que força é essa que a alegria tem de nos colocar em movimento, de levar a boa nova, de superar o medo e anunciar a vida?
A alegria, fruto do Espirito Santo, é o que nos faz caminhar e nos identifica como cristãos.
Que esse encontro de Jesus com as mulheres seja o nosso encontro, assim como elas foram em busca, possamos também sair do comodismo, do medo, da angústia e ir ao encontro do Ressuscitado, que já nos espera e nos diz: “Alegrem-se”.
“Não tenham medo. Vão anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão”. O anúncio, querigma, é próprio do cristão, então para refletir o comportamento dessas mulheres corajosas, anunciadoras da ressurreição, podemos nos perguntar:
O que ou quem estou anunciando?
Trago em mim a alegria? E ela é fruto do Espírito Santo?
Hoje quem eu quero encontrar?
Será que estou caminhando para a Galiléia onde o Senhor está?
Shirley de Lourdes Oliveira, pré-CVX Cardoner