Quem quiser ser primeiro, seja servo
25 de julho de 2016“Vende todos os seus bens e compra aquele campo.”
27 de julho de 2016Leitura: Mateus 13,16-17
Jesus continuou, dizendo:
— Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos veem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.
Oração: Sobre a felicidade
Somos felizes, porque todos podemos ver e ouvir aquilo que vem de Deus, por meio de Jesus. A mensagem do Pai nos é clara, porque foi incansavelmente exposta por Jesus, pela Palavra e pela Vida Dele. Ele nos veio como luz, para fazer aparecer aquilo que nos era estranho e escuro. Veio revelar a misericórdia do Pai e o amor infinito que Ele tem por cada filho. E mais: veio chamar cada filho ao convívio eterno no Reino que preparou para todos.
Longe daquilo que Jesus nos traz somos infelizes, porque nenhuma alegria do mundo nos é completa. Isto é certo: a felicidade pertence àqueles que têm de fato Jesus como caminho, verdade e vida. São Francisco de Assis nos lembra do nosso chamado à felicidade, à “alegria perfeita”. E diz que a felicidade é graça daqueles que suportam todas as coisas com paciência, pensando nos sofrimentos atravessados por Cristo; é a graça maior, quando voluntariamente, pelo amor, se suporta trabalhos, injúrias, opróbrios e desprezos.
São Paulo também nos diz da alegria: Não quero me gloriar a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo! (Gálatas 6,14). A felicidade que o mundo nos dá é efêmera, tantas vezes às custas do sofrimento alheio, às margens da nossa dignidade e da dignidade do próximo, carregada de egoísmo e de alienação. Por isso, busquemos a felicidade que nos vem com Jesus. A nossa oração de hoje seja guiada pela nossa reação frente à exclamação de Jesus: Mas vocês, como são felizes!
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte