“Receberá cem vezes mais…”
24 de maio de 2016Corpo que dá vida (Lucas 9,11b-17)
26 de maio de 2016Mc 10,32-45
Naquele tempo: Os discípulos estavam a caminho subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: ‘Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará.’ Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: ‘Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir.’ Ele perguntou: ‘O que quereis que eu vos faça?’ Eles responderam: ‘Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!’ Jesus então lhes disse: ‘Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?’ Eles responderam: ‘Podemos.’ E ele lhes disse: ‘Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado’. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. Jesus os chamou e disse: ‘Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem
e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.’
Oração:
No silêncio do coração, invoquemos a Trindade Santa: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo. Que a luz do Espírito Santo nos faça entender aquilo que os discípulos daquela época tiveram dificuldade de entender: ” Quem quiser ser grande seja vosso servo ; e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos.”
Lendo várias vezes o relato, percebo que Jesus vem nos mostrar como os discípulos tinham dificuldade em entender seus ensinamentos. Enquanto falava de seu sofrimento, morte e ressurreição que estavam por acontecer, os discípulos se preocupavam com o lugar de destaque que gostariam de ocupar depois de sua glória. Tiago e João disseram : ” Mestre, queremos que faça por nós o que vamos pedir.” “Deixa -nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda quando estiveres na tua glória. ” A passagem cita Tiago e João que tiveram a coragem de manifestar seu desejo mas, percebo que o mesmo desejo se encontrava também no coração dos outros que depois murmuravam.
É importante saber que nem tudo que desejamos nos será concedido mas, que tudo que pedimos , Deus sempre nos ouve.
Imagino a tristeza de Jesus ao ouvir essas coisas por parte dos discípulos , pessoas próximas, que supostamente já O conheciam o suficiente, como dizia no início da passagem : v32 Os discípulos estavam à caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente.
Quer dizer: Caminhavam juntos , seguiam Jesus e ainda assim equivocados esperavam um Reinado triunfante do Mestre.
O desejo de Jesus é que entendessem que aquela disputa pelo poder os impossibilitava de trabalhar pela construção do Reino , que exige muita humildade e prática do serviço.
Na minha oração de hoje é esse o chamado que escuto no fundo do coração: Jesus me chama à prática da humildade e do serviço ao próximo.
Os discípulos daquela época eram humanos como nós discípulos de hoje.
Esse desejo de ser grande , de ser importante, é um desejo inerente de todo ser humano . Por isso precisamos nos policiar e trabalhar a humildade em nós. Pedir à Deus esse dom.
Para refletir:
-Sou capaz de me dedicar ao serviço sem nenhuma pretensão ao poder e à privilégios?
-O que é que me impede de praticar o exercício da humildade e do serviço fraterno?
Será a vaidade? A ganância?
Senhor, me livre de tudo que provoca em mim o desejo de ser mais, de ser melhor que o outro.
Encerro a minha oração com uma prece de louvor ao senhor:
Dou graças ao senhor pelo dom da vida de cada um(a) de nós. Pelo milagre de me levantar à cada manhã.
Agradeço à Deus por me acolher apesar da minha pequenez, da minha “ignorância,” da falta de humildade ..Pois a experiência que tenho tido é de que justamente quando me faço pequena, humilde, ajo com simplicidade e sou capaz de servir , é que Ele me acolhe, quando eu sinto mais de perto a sua presença na minha vida.
Em nossa sociedade ainda é assim: Os pequenos servem os grandes que se sentem poderosos. No Reino de Deus a ordem é inversa:” Quem quiser ser grande seja aquele que serve.”
Assim Seja!