Não tenham medo! (Mt 28,8-15)
6 de abril de 2015Da intimidade à comunidade (Jo 20, 11-18)
7 de abril de 2015Mt 28, 8-15
Naquele tempo: As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: ‘Alegrai-vos!’ As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Então Jesus disse a elas: ‘Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão.’ Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, dizendo-lhes: ‘Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis.’ Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até ao dia de hoje.
As mulheres primeiramente ouvem do anjo que Jesus ressuscitou. Tinham diante de si dois fatos: a ausência do corpo e a declaração do anjo. Esses dois fatos geram nas mulheres sentimentos conflitantes, medo e alegria. E geram também uma ação: sair para dar a notícia! É bonito perceber como Deus não nos deixa pela metade! Os dois fatos bastaram para que as mulheres cressem e agissem. Mas Deus vai além! Jesus mesmo vai ao encontro delas. Jesus não nega a elas, e não nega a ninguém, a experiência do encontro pessoal com Ele.
O encontro pessoal com Jesus transmite às mulheres algumas mensagens. A primeira é alegrai-vos! O encontro com o Ressuscitado deve gerar em nós alegria. Alegria por perceber que o Amor é mais forte que a morte! Que possamos nesse momento de meditação deixar que venha a mente situações concretas, do cenário geral ou do nosso cotidiano, em que o Amor foi mais forte do que o desamor, do que o ódio, do que a morte. Recordar situações extremas em que pensamos que nada tem mais jeito e, de repente, nessas circunstâncias, identificamos pessoas comprometidas com o Amor.
A segunda mensagem é não tenham medo! No amor não há temor. (1 Jo 4,18) O Amor lança fora todo o temor! O Amor nos encoraja a dar o melhor de nós em situações extremas, a ser sinal de generosidade, respeito e fé nos ambientes em que estamos. O Amor nos fortalece e nos capacita a viver situações que pensamos não dar conta.
A terceira mensagem é anunciem! Quem tem um encontro pessoal com o Ressuscitado, ainda que queira, não consegue ficar inerte. Sente a necessidade de comunicá-Lo com atitudes e palavras.
E a quarta mensagem é me verão. O anúncio do discípulo que se encontrou de fato com o Ressuscitado é eficaz! Jesus dá a garantia de que os verão!
Em contraste com a reação das mulheres aparace no texto a reação dos soldados. Os soldados presenciaram os mesmos dois fatos que as mulheres: o sepulcro vazio e a presença do anjo. Mas ao invés de se encontrarem pessoalmente com Jesus, foram ter com os sumos sacerdotes. A consequência é que venderam a verdade por uma grande soma em dinheiro.
Pode ser que a vivência do tríduo pascal e do Domingo da Ressurreição tenha nos dado notícias da Boa Nova de Cristo. Mas se, mesmo com essa vivência, ainda não tivemos um encontro pessoal com o Ressuscitado, ainda há tempo! Sempre há tempo! E é essa a experiência que o Senhor quer nos oferecer hoje.
Pollyanna Vieira – Família Verbum Dei – BH -MG