A alegria da Ressurreição (Mateus 28,1-10)
19 de abril de 2014Não estava ardendo o nosso coração? (Lc 24,13-35)
23 de abril de 2014Mt 28,8-15
Naquele tempo, as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: ‘Alegrai-vos!’ As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Então Jesus disse a elas: ‘Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão.’ Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, dizendo-lhes: ‘Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis.’ Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até ao dia de hoje.
Lendo a passagem várias vezes, deixando que ressoe em mim aquela palavra ou versículo que mais me marcaram, vou tecendo diálogo com Deus. O medo é sentimento marcante em todos os personagens. Mas como cada um deles lida com esse sentimento? E eu, com quem me identifico nesta passagem?
Me identifico com os soldados? Que aceitam dinheiro para negar a verdade? Que, sem pensar nas consequências, escondem a verdade que poderia libertar todo o povo? Que talvez estivessem amedrontados e por isso foram falar com as autoridades a respeito da realidade que, de tão diferente, parecia assustadora!
Ou será que me identifico com os sumo sacerdotes? Muitas vezes tenho poder ou influência para alterar ou amenizar muitas situações, mas só penso em mim mesma, tenho medo do que pode ME acontecer e escondo a verdade, influencio e manipulo os fatos porque tenho medo de perder privilégios.
Com as mulheres? Estavam amedrontadas, mas deixaram que a alegria superasse o medo e saíram correndo para dar boa notícia aos discípulos. Venço o medo para anunciar boas novas? Ou prefiro contribuir com o pessimismo e a corrente de más notícias?
E Jesus vem ao encontro delas para reafirmar a alegria: Alegrai-vos! Por terem superado o medo e investido na boa notícia, as mulheres podem ter um encontro com Jesus, podem ser aproximar a abraçar os pés do Senhor. E nesse encontro, Jesus reafirma a vitória contra o medo: Não tenhais medo! Anunciem e digam aos meus irmãos onde é que eles podem me encontrar, pra que lado devem caminhar se quiserem me ver.
Que nessa oração, deixemos que o Senhor nos guie a melhor maneira de lidar com os medos. Que possa crescer em nós a coragem e a fé.
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte-MG