Ensina-nos a rezar…
11 de outubro de 2023“Quem não está comigo está contra mim…”
13 de outubro de 202312 de outubro, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida
Faça silêncio interior e exterior.
Peça ao Espírito Santo que te inunde de sabedoria para acolher a Palavra de Deus.
Leia o Evangelho de João 2,1-11
Leitura: O que o texto diz?
“houve um casamento em Caná da Galileia.” Jesus com sua Mãe Maria e os discípulos foram convidados e estavam no casamento. O vinho veio a faltar e Maria solicitamente leva o problema a Jesus. A resposta do Senhor é que ainda não chegou sua hora, mas a Mãe diz, aos que servem, para que façam tudo o que Filho disser. Jesus manda encher seis talhas de água e acontece o milagre, a água se converte em vinho. O sabor do vinho e sua qualidade é melhor que o outro já servido e isso espanta o mestre sala.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“Fazei o que ele vos disser.” O convite de Maria ecoa aos corações em todo o tempo e lugar da história. Nossa devoção mariana tem sempre esse convite como referência, é Maria que convida cada homem e mulher para fazer e viver aquilo que Jesus disser. O fazer a vontade de Deus é princípio de algo novo, nunca experimentado antes, mas de sabor inconfundível.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“Eles não têm mais vinho.” Em nossa oração devemos sempre ter uma proximidade para falar ao Senhor aquilo que vem ao coração. A oração de Maria é cheia de empatia, ela foi capaz de ver a necessidade e logo interceder pelos necessitados. Uma oração fechada em si mesmo se torna muito perigosa. Por isso, peçamos a Deus a capacidade de ter uma sensibilidade espiritual que consiga ir além de nossas necessidades particulares.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!” Ao longo da vida podemos experimentar muitas coisas, com sabores diferentes. Muitos de nós na busca por encontrar um sentido para o vazio de si ou para encontrar a felicidade plena, se embrenha por caminhos diversos. Contudo, aquele que experimenta e degusta o vinho da salvação e o vinho da alegria em Cristo, esse sabe que encontrou algo inigualável, nada se compara. Se estamos convictos que o Senhor nós dá o melhor vinho não nos aventuramos em buscar outra coisa.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia a dia?
“manifestou a sua gloria, e seus discípulos creram nele.” Os milagres de Jesus são em vista de confirmar a autoridade da sua palavra. A nós discípulos não cabe a busca por milagres ou sinais extravagantes, nós buscamos palavras de vida eterna. A fé que está enraizada em Cristo e nutrida por sua palavra, não se abalará pelas questões e vicissitudes do dia a dia.
Pe. José Geraldo da Silva – Diocese de Caratinga-MG