Evangelho – Lc 6,1-5
7 de setembro de 201310/09/2013 – Uma força saía dele e curava a todos – Lc 6, 12-19
10 de setembro de 2013
Aconteceu num dia de sábado que, Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo.
Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: ‘Levanta-te, e fica aqui no meio.’ Ele se levantou, e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: ‘Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?’ Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: ‘Estende a tua mão.’
O homem assim o fez e sua mão ficou curada. Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.
A lei, que foi introduzida por Deus para salvar, para proteger, para garantir direitos, agora estava sendo invocada pelos fariseus para oprimir, para dominar. A intenção de Jesus é de colocar as coisas em seu devido lugar. Se a lei não traz libertação, não presta. Para Ele, a questão é entre o bem e o mal, entre a vida e a morte.
A imagem da mão seca me diz muito. Muitas vezes me sinto assim, com as mãos secas, sem ação diante de muitas situações. E a impotência nos desestabiliza, nos tira as forças, nos fragiliza.
E Jesus, diante de todas essas situações que levamos por dentro, diante das circunstâncias que nos tiram as forças, nos diz: Levanta-te e fica no meio! Descobre o centro da sua vida! Colocar-me no centro não para olhar para o próprio umbigo, não por egoísmo. Colocar-me no centro pra tomar pé da própria vida. Centrar-me, descobrir em Deus e na oração esse dom de permanecer de pé quando tudo parece ruir. Ter a vida centrada em Deus pra não perder o foco, não perder a perspectiva, não se deixar levar pelo furor das circunstâncias.
Pollyanna Vieira, Bacharel em Estatística – Família Missionária Verbum Dei – FamVD