Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?
3 de setembro de 2022Lá estava um homem que tinha a mão direita seca…
5 de setembro de 2022Domingo – 04/09/22 23º domingo do Tempo Comum.
Evangelho de Lucas 14, 25-33
LEITURA: O QUE O TEXTO DIZ
No evangelho de hoje Jesus conversa com a multidão que o seguia sempre ensinando com comparações a respeito da opção pelo reino de Deus e o quanto é necessário renunciar para segui-lo.
São exigências desafiadoras feitas por Jesus: “desapegar-se da família”, “carregar a cruz”, “renunciar a tudo que tem”. As três se resumem numa só: disponibilidade total. Sem ela não pode haver seguimento a Jesus. Seguir Jesus é deixar de viver para o meu “eu”, não ser mais o centro de seu próprio projeto. Isso significa que Jesus Cristo será de fato o “amor primeiro”, aquele que ilumina toda a nossa vida e decisões.
MEDITAÇÃO : O QUE O TEXTO ME DIZ
Este Evangelho me diz que somos parte daquela multidão sedenta dos ensinamentos de Jesus. Ele mesmo já nos diz o quanto é desafiador ser fraterno, solidário, amorosos, ter compaixão, conservar a Paz. A pregação de Jesus atraia multidões. As pessoas vinham de diferentes lugares para vê-lo e ouvi-lo. No entanto, Jesus não pretendia sucesso, ele preferia o comprometimento com a mensagem que ele anunciava. É preciso deixar tudo para segui-lo. Carregar a cruz significa esvaziamento do próprio “ego” para viver em sintonia com a causa de Jesus e a fidelidade no compromisso com os outros. A cruz, desligada de uma vida comprometida, não tem sentido.
ORAÇÃO: O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER
Senhor! Seguir-vos não é fácil pois exige que eu tenha uma vontade imensa de mudar o mundo Reconheço minha pequenez e sozinha não consigo fazê-lo! Sei que preciso me alimentar de Tua Palavra para ter força. Sei que o mundo não anda bem, as pessoas estão doentes, violentas, insensíveis. Eu também. Muitas vezes eu dou mais valor às coisas do que às pessoas. Ajude-me a reconhecer minha missão neste mundo e repetir o que o Senhor nos ensina todos os dias: o amor. Que eu não me sinta sozinha, que eu tenha companheiros para fazer deste mundo um mundo melhor pois segui-lo é inundar mundo de amor. AMÉM
CONTEMPLAÇÃO: O QUE O TEXTO FAZ EM MIM
Este Texto faz refletir sobre o seguimento de Jesus Cristo. Um seguimento desafiador mas possível. Um seguimento que faz pensar que precisamos estar de mãos dadas com aqueles que querem o mesmo que nós. Apesar das diferenças que cada um traz temos um objetivo: fazer deste mundo um lugar melhor de se viver e conviver.
AÇÃO : O QUE POSSO FAZER A PARTIR DO EVANGELHO
A partir deste texto do Evangelho é preciso repensar o seguimento a Jesus Cristo. Com a certeza de que seguir Jesus Cristo é transformar a fé em obras. Precisamos cada vez mais dar valor à vida.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e e Especialista em Catequese.