“Se tiverdes fé nada vos será impossível”
7 de agosto de 2021O Filho do Homem será entregue…
9 de agosto de 2021Dia 08 de agosto de 2021. 19º domingo do Tempo Comum. Evangelho Segundo João 6, 41-51.
Inicie a Lectio Divina de hoje favorecendo um clima de oração. Respire fundo durante alguns instantes, prestando atenção no ar que respira. Perceba o ar entrando em seus pulmões. Diga o nome de Jesus a cada inspiração. Perceba as batidas de seu coração. É o mistério da vida em você.
Invoque a Trindade Santa: Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo.
Agora invoque o Espírito Santo, com um cântico dedicado a ele ou pedindo a sua luz nessa Lectio Divina.
O texto de hoje é do Evangelho Segundo João, capítulo 6, versículos 41 a 51. João nos apresenta um evangelho que possui um prologo, um epilogo, e duas grandes partes. A primeira é chamada de “livro dos sinais”, porque é desse modo que ele chama as ações extraordinárias de Jesus. O texto de todo o capítulo 6 faz parte dessa parte. O tema desse capítulo é o “sinal do pão”.
O texto é continuidade do anterior, visto no domingo passado, em que a multidão, após ser saciada, por Jesus, com a partilha dos cinco pães de cevada e dois peixes, pede a Jesus um sinal que possa acreditar nele, e Jesus disse “eu sou o pão da vida”, e a seguir afirma que desceu do céu.
Primeiro passo: Leitura: O que o texto diz?
Deus nos fala por sua revelação nos textos bíblicos, e Jesus é o cume dessa revelação nos Evangelhos. Conhecer o que o texto do Evangelho diz é importante para crescermos em fé, em espiritualidade e vida cristã.
O objetivo desse primeiro passo é conhecer o texto, com seus personagens, diálogos, perguntas, situações, ensinamentos e ações de Jesus, comentários do evangelista narrador. Para isso sugerimos que leia uma vez, devagar, em voz alta. Perceba personagens, situações. Não tente ainda interpretar. Fique apenas no que o texto diz. Esse passo é fundamental para bem fazer todos os passos posteriores.
Leia Evangelho Segundo João, capítulo 6, versículos 41 a 5.
Para melhor fixação e percepção do que o texto diz, faça uma segunda leitura, agora silenciosa, devagar, tentando perceber detalhes do texto, de cada personagem, palavras que usam nos diálogos, comentários.
Segundo passo: Meditação: o que o texto diz para mim?
É dos passos mais importantes. Chegou o momento de ver o que o texto diz para você. O que lhe chamou a atenção?
Uma boa forma de meditar, é fazer perguntas ao texto, e meditar sobre as respostas que lhe ocorrem ao pensamento. Por exemplo:
Quem murmura contra Jesus? O que lhes incomoda na fala de Jesus, pois conheciam Jesus, sua origem familiar? Por que murmuram? O que isto lhe diz?
O que Jesus responde aos que murmuram? Jesus cita trecho do profeta Isaías e o aplica a si, como realizando essa profecia: sobre o que fala esse trecho de Isaías? Por que Jesus aplica isso a si mesmo? O que isso lhe diz?
Jesus fala sobre o Pai e só pode falar dele quem dele ouviu, aprendeu dele. O que isso lhe diz?
O que Jesus fala sobre quem crê? O que isso lhe diz?
Jesus diz que é o pão vivo que desceu do céu. E “quem comer deste pão viverá eternamente”. O que isto lhe diz?
Nesse texto Jesus diz sobre si mesmo: “eu sou o pão que desceu do céu”, “eu sou o pão da vida”, “eu sou o pão vivo que desceu do céu”. O que esse uso do “eu sou” lhe lembra do diálogo entre Moisés e o Deus, que revelou qual era seu nome no início do livro do Êxodo? O que estas afirmações de Jesus, sobre si mesmo, lhe diz?
Terceiro passo: contemplação. O que o texto me faz experimentar?
Este é o momento de deixar Deus falar dentro de você. Para isso é preciso silenciar, adotar uma quietude que é mais que silencio. Quietude é silencio total, incluindo do coração. E deixar que Deus fale aos seu coração, aos seus sentimentos a partir do que você leu, meditou. Mantenha uns momentos em quietude. Deus pode falar de diversas formas ao nosso coração, falar aos sentimentos, à nossa memória, nosso pensamento.
Esse é o momento em que Deus reza dentro de nós.
Quarto passo: Oração. O que respondo a Deus?
Nesse momento fale ao Senhor. Fale como a um amigo. Sem nenhuma restrição o que lhe vier ao coração. Fale sem restrições. Ele acolhe tudo que vier de um coração sincero. Responda a ele a partir do que leu no texto, meditou, contemplou.
Quinto passo: Ação. O que o texto me chama a agir?
A palavra de Deus é eficaz. Ela é capaz de nos transformar, nos mudar, de agir dentro de nós, e com isso mudar nossa maneira de agir.
A partir do que leu, meditou, contemplou e orou a Deus, o que o texto lhe chama a agir? Pode ser agir na relação consigo mesmo, na família, comunidade de fé, trabalho, estudo? O que ele lhe pede de compromisso de fé, de vida?
Conclua com agradecimento à Trindade Santa: em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo.
Marco Antonio Tourinho – teólogo leigo, NJ.