“A vossa tristeza se transformará em alegria”
26 de maio de 2022“…O Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes…”
28 de maio de 202227 DE MAIO de 2022 – 6ª feira da 6ª semana do Tempo Pascal
São João 16,20-23a
Vosso coração se alegrará,
e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria
Iniciemos nosso momento de oração, rezando:
Espírito Santo, dê-nos o dom da escuta, do discernimento, da alegria que move o coração e a vida e que ninguém poderá tirar. Conduz o tempo que aqui dedicamos a meditar sobre a Palavra. Amém
Mantra: A Palavra de Deus é luz, que nos guia na escuridão. É semente de paz, de justiça e perdão!
1) Leitura: O que o texto diz?
Continuamos na cena do Evangelho quando Jesus conversa com os discípulos. Lembramos, como refletido anteriormente, para os discípulos, naquele momento, o significado das suas palavras ainda era incompreensível. Jesus quer prepará-los para que se mantenham firmes diante da dor que sua morte causará, quer que se mantenham firmes aguardando sua ressurreição. Jesus usa a imagem da mulher grávida, que fica angustiada quando se próxima a hora do parto, contudo, com o nascimento da criança, é a alegria que preenche a vida, supera os momentos de angústia. Ele se refere a ressurreição, proporcionará ao coração deles, a alegria que ninguém poderá tirar, alegria que supera a dor da morte, pois é a alegria da vida que vence a morte para sempre.
.
2) Meditação: O que o texto me diz?
Em nossa vida também nos deparamos com situações que nos causam angústia, dor, separação, tristeza, saudades de quem amamos e já não está em nosso meio. Nesses momentos enfrentamos a desolação, o vazio… Contudo, se nos ocupamos em cuidar do amadurecimento constante da nossa fé, mantemos nossa esperança e sabemos: “Vai passar, após a noite, vem o dia”. Algo novo ocupará o lugar da tristeza, a alegria retomará seu lugar.
O que fazer para manter viva a alegria? Abro espaço para Jesus ser presença em minha vida? Como tenho amadurecido minha convivência com Jesus, que é fonte de força nos momentos desafiadores?
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
Querido Jesus, ajuda-me a enxergar sua presença amorosa e constante em minha vida. Reconhecer sua presença amiga e fortalecedora, fonte de força e coragem que me sustenta nos tempos difíceis que se apresentam ao longo da caminhada da vida. Dá-me a graça de permanecer no teu amor, experimentar a alegria concedida pelo teu Espírito Divino, para que seja eu também, portador da sua alegria, bondade, amizade. Amém
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Olhando para o retrovisor da vida, é possível identificar momentos difíceis e superações. A presença amiga de Jesus, que cuida e fortalece os discípulos é, também hoje, a força para quem o ouve e se abre ao seu Espírito de amor. Faço memória amorosa e agradecida pelos momentos de superação que vivi? Ao enfrentar os desafios cotidianos, coloco em Deus minha força e confiança? Tenho alimentado a fé, a amizade com Jesus, fonte da verdadeira alegria, que sustenta o meu existir?
5) Ação:
O que eu posso fazer a partir do texto?
Embora o consumismo, o individualismo, a ganância… que propagam uma falsa e efêmera alegria, estejam presentes em nossa sociedade, há forças valiosas que verdadeiramente promovem a alegria, fortalecem as relações humanas fraternas, solidárias, cooperativas, amorosas. Lembremos “A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, a alegria renasce sem cessar.” Papa Francisco, EG, nº1
Como Jesus, posso ser presença amorosa e encorajadora na vida das pessoas com as quais convivo? Qual atitude posso melhorar em mim, para ser com e para os outros, força que promove alegria?
Ana Angélica Ribeiro – Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2