Testemunhar uma vida coerente com o Evangelho
15 de outubro de 2020“O Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”
17 de outubro de 202016/10/20 (sexta da 28ª semana do Tempo Comum): Lc 12,1-7: “Vós valeis mais que muitos pardais”
Leitura: O que o texto diz?
Iniciando com a oração ao Espírito Santo, permita que Ele conduza você hoje tomando em mãos Lc 12,1-7. Observe a multidão se reunindo em torno de Jesus, chegando a pisar uns nos outros. De repente, Jesus começa a falar para os discípulos. Mais uma vez Ele fala sobre o cuidado com hipocrisia, chamando-a de “fermento dos fariseus”, porque está escondida, mas no fundo incha e faz mal por dentro. O discípulo não deve esconder o que lhe causa mal, mas ter coragem de ultrapassar um caminho de conversão e de aprendizagem. Isso não só é remédio contra a hipocrisia, mas torna o discípulo apto para proclamar publicamente a Boa-Nova do Cristo. Em seguida o Mestre os encoraja diante dos tempos de perseguição. Não devem temer “aqueles que matam o corpo”, mas os que levam para um caminho de perdição e condenação eterna. Se Jesus venceu a morte, Ele cuida dos seus e os chama a assumir a vitória diante dos desafios e das perseguições.
Meditação: O que o texto me diz?
Retomando a leitura de Lc 12,1-7, perceba quais palavras mais tocaram você? Que fermento incha e faz mal a você? Como bani-lo de sua vida? Que caminho de conversão e de transparência o texto te inquietou a trilhar? Diante dos tempos tão desafiantes em que se vive, que situações você sente que está sendo perseguido(a)? Ouça a voz do Mestre cuidando e encorajando você a não desistir!
Oração: O que o texto me faz dizer?
Crendo que o Senhor está cuidando e encorajando você, apresente a Ele tudo aquilo que está inchando e fazendo mal a você, como o “fermento dos fariseus. Peça que o toque especial de Jesus dissolva esse “mau fermento”. Apresente seu trabalho, sua família, seus estudos, seus amigos e todas as áreas de sua vida. Das vezes que você pensou em desistir da caminhada, peça ao Senhor que revigore suas forças a fim de que todas as perseguições não tenham poder sobre você.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Na certeza de que Jesus está com você, permita que a Palavra de Deus revigore suas forças e a luz do Senhor irradie não só o seu interior, mas a todos que você traz ao coração para que o Senhor retire todo o fermento que faz mal em sua vida.
Ação: O que o texto me faz agir?
Colaborando com a missão de Jesus, você também pode banir o “mau fermento” presente nos vários âmbitos de seu dia-a-dia. Ser gentil, acolhedor(a); buscando a verdade, o direito, a justiça; freando a corrupção e tantos males que batem à sua porta certamente será uma grande contribuição para que o Reino de Deus se manifeste hoje!
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).