13 de fevereiro, 3ª feira, 6ª Semana do Tempo Comum.
Invoque o Espírito Santo para que te acompanhe nos passos desta oração.
Abra o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Abra bem os ouvidos para escutar o que o Senhor irá falar.
Que a luz da Bíblia ilumine sua vida!
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Mc 8,14-21.
Jesus diz aos discípulos para tomarem cuidado com o fermento dos fariseus e de Herodes. Ele chama a atenção também para um coração endurecido e incapaz de ver a realidade, lembrar-se dos fatos importante e guardar a fé. Assim como os discípulos, também nós corremos o risco de endurecer o coração e nos deixar mover por um fermento que apodrece nossas ações, nos fazendo egoístas, ao invés de fazer crescer e tornar saborosas nossas atitudes.
Meditação: O que o texto diz a mim?
Os discípulos influenciados com a cegueira dos fariseus, na qual enxergam apenas a materialidade, não visualizam o mais importante que está ali presente: o próprio Jesus, o melhor de todos os pães. Vivemos dia após dia sem refletir sobre nossas atitudes nesse mundo. A vida se passa sem que nos questionemos sobre nós mesmos dentro da dinâmica do serviço e do bem comum. Somos indiferentes e incapazes de priorizar aquilo que é importante para nós, ficamos presos ao que é material e colocamos todo o valor na riqueza, no poder e no imediatismo.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor o verdadeiro fermento para sua vida na convivência com os irmãos. Também peça ao Senhor que te ajude a sempre discernir o que é realmente mais importante.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Acolher esta Palavra como dirigida a você. Observe o que vai ficando nos seus olhos e no seu coração como atitudes e compromissos novos. Toma consciência da fé e da confiança em Deus. O que é prioridade na sua vida? O que te move nas atitudes do cotidiano?
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
É importante olharmos para dentro de nós e de fato caminhar ao lado de Cristo Jesus. Ser seu discípulo é um desafio e significa estar atento às nossas atitudes.
Equipe do Lectionautas