“Vinde, pois tudo está pronto”
1 de novembro de 2022“Haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”
3 de novembro de 202202 de novembro, 4ª feira, Celebração de Todos os Fiéis Defuntos, Finados.
“Vós também ficai preparados”
Lc 12, 35-40
Leitura: o que o texto diz?
Neste dia em que celebramos os fieis defuntos, o evangelho de hoje nos exorta à vigilância. Lucas o evangelista escreve para uma comunidade que aguarda ansiosamente a volta do Senhor, mas ao ser perseguia, necessita de encorajamento para não desistir. Assim, por meio de uma parábola, Lucas aponta um dos ensinamentos mais preciosos do mestre: a perseverança. Felizes serão aqueles que sempre estiverem de prontidão esperando o dono da casa voltar, ainda que não saibam o momento certo. Deste modo, o evangelho nos apresenta que devemos estar sempre em alerta para o retorno do Senhor, sempre cingidos, ou seja, sempre disponíveis, preparados e sobretudo, vigilantes, pois quando menos esperarmos ele retornará. No seu entendimento o que texto diz? Releia mais uma vez, e se possível, escreva ou verbalize o que você entendeu.
Meditação: o que o texto me diz?
Ao meditarmos o texto de hoje, somos impulsionados a pensar como está nossa espera pela vinda do Senhor, a propósito, estamos de fato, ansiosos por sua vinda? Quando aguardamos a uma visita em nossa casa, nos preparamos para sua chegada e nos colocamos de prontidão, pois embora saibamos o horário de sua chegada, qualquer ruído nos faz pensar que aquela pessoa está se aproximando. Ao aguardar Jesus, devemos preparar nosso coração atentamente, unindo nossas obras a uma vida de oração e intimidade com ele. Devemos viver cada dia vigilantes, disponíveis como se aquele fosse o derradeiro dia de seu retorno, afinal, não sabemos quando será sua volta definitiva e não conhecemos o dia em que para ele voltaremos. Sendo assim, como você tem preparado seu coração?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
A Palavra nos convida à vigilância e nos mostra o roteiro de como devemos aguardar a vinda do Senhor. Nesse momento de oração, coloque-se diante de Deus e apresente suas dificuldades para perseverar. Peça a Ele que direcione suas atitudes diárias, seus pensamentos e que seu coração esteja disponível. Acima de tudo, fale ao Senhor sobre sua vida de oração e intimidade com Ele, como está? Há algo a ser melhorado? Lembre-se que não sabemos quando voltará, mas devemos estar atentos e ansiosos por essa chegada, por isso, não deixe esse momento de oração passar sem gerar os frutos que são necessários.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Silencie ainda que por um instante. Contemple em seu interior toda sua experiência com o evangelho de hoje, que cada palavra ouvida penetre seu coração, adentre em seu interior e faça morada.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus em impulsiona a fazer?
Toda espera exige também uma atitude. No evangelho vimos que o servo deve aguardar com a cintura cingida e as lâmpadas acesas, para nos dizer que não basta esperar de braços cruzados sem refletir sobre aquela espera. Por isso, nossa Lectio sempre termina com um momento onde somos impulsionados a pensar em gestos concretos para vivenciar a Palavra meditada. Desta forma, olhando para sua realidade de vida, para sua caminhada, pense em atitudes concretas que você pode realizar, a fim de colocar-se de fato, na postura de quem espera por seu Senhor.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE. Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-Ce.