Memória do martírio de João Batista
29 de agosto de 2023Ficai atentos…
31 de agosto de 202330 de Agosto, 4ª Feira, 21ª Semana do Tempo Comum.
Em um lugar silencioso, respire, sinta em seu corpo o pulsar da vida e faça uma prece ao Espírito Santo, para que te conduza nesta Leitura Orante com o texto de Mateus 23,27-32.
Leitura: o que o texto diz?
Jesus continua exortando os mestres da lei e os fariseus sobre a hipocrisia como vimos ontem. Eles são comparados a “sepulcros caiados”, de bela aparência por fora, mas por dentro “cheio de ossos mortos” e “podridão”. Eles se apresentam como justos, mas permeados de injustiça e de hipocrisia. Isso é uma realidade já observada no tempo de seus antepassados, que não ouviam os profetas. Vivia-se preocupado com os detalhes da lei e do culto, mas esquecia-se da vivência da misericórdia, o coração da lei. É tempo de despertar e a pregação de Jesus certamente intrigou seus ouvintes e certamente também você.
Meditação: o que o texto me diz?
“… Vós sois como sepulcros caiados”, diz Jesus. Negar a verdadeira identidade é enganar a si mesmo e tirando a oportunidade de superar os seus defeitos… Ocultar a realidade através de uma máscara de aparência pode aliviar no momento, mas fará mal para o resto da minha vida… Tem um ditado popular que diz: melhor ficar vermelho uma hora do que amarelo para o resto da vida.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Apresente ao Senhor tudo o que está morto em você e que precisa ser vivificado por Jesus. Apresente situações de injustiça e de hipocrisia que você fez ou sofreu. Permita que o perdão de Deus e a força do Espírito Santo revigorem você para uma profunda e autêntica conversão de vida. Peça ao Senhor um coração justo, transparente e aberto para trilhar o caminho de verdadeiro discípulo.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Depois de ter apresentado tudo isso ao Senhor, deixe sua ação transformar, no silêncio, o seu interior. Permita o Pai, no silêncio misterioso, iluminar os lugares mais sombrios de sua vida. Sinta essa luz que vem de Deus irradiar e gerar vida em você.
Ação: o que o texto – e este encontro – me solicita a agir?
A hipocrisia e a injustiça deixam marcas desagradáveis em nossa sociedade. Mas, a Palavra de Deus transforma nossa realidade, porque é a verdadeira força dos discípulos de Jesus. Que contribuição você poderia dar à realidade em sua volta? Que situações você é mais desafiado(a) a ser transparente e justo(a)? Permita que o Deus de amor conduza você nesse caminho e te dê perseverança nessa desafiante missão!
Equipe do Lectionautas