“Jesus, sabendo que tudo estava consumado…”
6 de junho de 2022“Quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”
8 de junho de 202207/06/2022 – Terça-feira da 10ª Semana do Tempo Comum
Mt 5,13-16 “Vós sois a luz do mundo”.
1. Leitura: O que o texto diz?
Jesus está se dirigindo aos discípulos. A estes que recebem os ensinamentos, a missão e a autoridade de anunciar, ele diz: “Sois o sal da terra”, em um contexto de frieza e de uma fé escura, morna, insossa, Cristo afirma que os seus discípulos têm a missão de temperar, de dar sabor. Afirma ainda, “vós sois a luz do mundo” são os discípulos dele, que devem dar sabor e cores, afinal a luz é o que dá as cores, nas trevas não há cores, pois a luz tudo ilumina. Aqui Jesus imprime sua missão, fazei brilhar a vossa luz.
2. Meditação: O que o texto me diz?
Aqueles que se encontram com o Senhor, não só recebem, mas passam a identificar em si uma luz poderosa e um tempero saboroso. Note que Cristo fala, “Vós sois Sal e Luz”, se trata do que está em nosso coração, em nossa vida. “Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”. Como está a vossa luz? Ela brilha nas suas obras? Suas obras, são sal e luz?
3. Oração: O que o texto me faz dizer?
Senhor que eu recupere o sabor e as cores, que eu seja sal e que eu seja luz para minha família, para os meus amigos, para minha comunidade, no meu trabalho, onde eu for, que minhas obras possam atrair as pessoas a Ti.
4. Contemplação: O que o texto faz em mim?
Uma nova chama de luz acende, e dispersa todas as trevas, todo cansaço e fadiga se amenizam, as novas cores que vocÊ percebe vão te dando uma nova perspectiva sobre sua missão e sua vida. Nova força e novos sabores você vai experimentando nessa contemplação, aprofundando sua oração numa entrega dócil ao Espírito Santo que te faz cada vez mais capaz de ser luz e sal para a humanidade.
5. Ação: O que o texto me faz agir?
Uma luz pode fortalecer outra. Quem você conhece que precisa de uma luz? Você vai iluminar a vida de alguém, seja com um sorriso, com um abraço, um pedido de desculpas, ou de gratidão. Deixa a sua luz brilhar.
Irmão Orlando Pinheiro, Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém – Fortaleza/CE