Nascer da água e do Espírito!
20 de abril de 2020“A luz veio ao mundo!”
22 de abril de 202021/04/20 – Texto bíblico – Jo 3,7-15: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem!”
1.Oração: O que o texto diz?
Com o coração sereno, leia este trecho, onde temos novamente o diálogo entre Jesus e Nicodemos. Jesus diz: “Vós deveis nascer do alto”. O “nascer do alto”, que significa nascer de novo, para uma vida nova, como discípulo e discípula do Senhor Jesus. O Senhor chama o Espírito Santo de vento, que sopra onde quer, que se ouve o ruído, mas não se sabe de onde vem e nem para onde vai. Nicodemos, ao escutar essas palavras, ficou perturbado e perguntou como se dá o “nascer do alto”. Jesus interpela-o, que, mesmo sendo mestre em Israel, Nicodemos não compreendeu tal experiência. Jesus é enfático em afirmar que fala daquilo que se sabe e do testemunho a ser dado, partindo do que é conhecido. Tudo parte do Pai, e Jesus dá testemunho daquilo que é vontade de Deus. O mestre Jesus ainda ressalta que, juntamente com Nicodemos, muitos não aceitaram o seu testemunho. Se eles não acreditaram quando Jesus falou das coisas terrenas, menos ainda não irão acreditar quando o Senhor falar das coisas do céu. Jesus é o Filho do Homem que dá testemunho. E assim como Moisés levantou a serpente no deserto, Jesus fala que é “necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”. Leia novamente, visualizando o diálogo entre Jesus e Nicodemos.
2.Meditação: O que o texto me diz?
Medite agora o que mais te chamou atenção no texto bíblico. “Nascer do alto” é nascer da água e do Espírito. Para Nicodemos, o novo nascimento significava aderir à comunidade de Jesus, deixando de ser fariseu e abandonando os conceitos equivocados acerca de quem é Jesus. Nicodemos sentiu muito medo nesse novo caminho para sua vida. É uma mudança radical, que exige adesão total a Jesus e dedicação aos mais simples e esquecidos da sociedade da época. O mestre entre os judeus não entendia tal mudança radical. Jesus é o testemunho do projeto de salvação do Pai, mas muitos não acolheram o Pai, porque não acolheram também o Filho do Homem. Jesus é o Filho do Homem porque fala das coisas do céu, pois ele pertence ao “céu”, a Deus. Descendo de Deus, da sua intimidade, Jesus foi crucificado, atestando a união do Filho com o Pai e a sua glorificação. Assim como a serpente de bronze foi levantada por Moisés e quem a olhava era curado, o projeto de salvação de Deus culminou na crucifixão do Filho do Homem, que conduz à vida eterna. Meditar esses pontos do texto bíblico enche nosso coração de gratidão por sermos alcançado pela salvação de Deus e pelo infinito amor de Jesus, que se deu por nós na cruz.
3.Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Com o coração transbordando, sua oração é consequência daquilo que você meditou. Fale com Deus aquilo que o seu coração deseja. Sabemos que só podemos ser pessoas novas, nascendo do alto, tendo uma experiência de fé verdadeira e profunda com Jesus, caminho, verdade e vida. Não tenha medo de se abrir ao Senhor Jesus. Você não vai perder nada. O projeto de amor de Deus é que você se salve. Com a consciência de ser uma pessoa nova, do “alto”, você poderá fazer as escolhas que condiz com quem é discípulo e discípula de Jesus. É uma mudança exigente, mas você ganhará a vida junto a Deus, numa intimidade de amor. Nesse tempo pascal, abra-se a experiência da ressurreição, pois Jesus morreu na cruz para lhe salvar, promovendo a vida como dom de Deus e a todos e a todas que desejam viver o poder da ressurreição em suas vidas. Peça ao Espírito Santo, a força do alto, para você aprofundar ainda mais o caminho novo do qual o Senhor te chama.
4.Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Nicodemos foi à noite procurar Jesus para um diálogo. Hoje, o Senhor vem ao teu encontro para ser a presença fundamental em sua vida. Assim como Nicodemos, você pode até não ter entendido ou até ter sentido medo da exigência do “nascer de novo”. O poder da Ressurreição te envolve, pois transborda teu coração com a certeza da fé que a vida supera todo o sinal de morte na sua história. Contemple a presença de Jesus Ressuscitado na sua vida, mesmo em momentos em que você esteve distante Dele. Com os olhos da fé de quem “nasceu do alto”, deixe o Senhor ser o Deus de amor da sua vida. Deixe que o silêncio lhe leve ao mais profundo do seu interior para um encontro todo especial com Jesus Ressuscitado.
5.Ação: Que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
O tempo pascal é o tempo de celebrar a Ressurreição de Jesus Cristo. Nossa alegria está na convicção de fé que somos ressuscitados em Jesus. A vida nova em Cristo te faz ser um homem ou uma mulher com um olhar novo, com novos horizontes a pôr em prática. Não perca tempo em viver essa alegria com seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Queira dar o passo em aprofundar sua fé vivendo e caminhando na comunidade paroquial mais próxima de sua casa. É lá que você irá se fortalecer na fé e ajudará muitos e muitas na partilha de vida e no testemunho. Permita-se de coração a esse tempo novo, pois a “Ressurreição é deixar Deus realizar o Seu projeto em sua vida!”
Ir. Edmilton de Almeida Lima, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Pós-graduado em Formação para Vida Religiosa pelo Instituto São Tomás de Aquino (ISTA-BH). Graduando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-BH). Graduado em Sociologia pela UFC e Filosofia pela FCF.