Aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse produz fruto!
24 de julho de 2020“Jesus, o grande tesouro do Reino de Deus
26 de julho de 2020SÁBADO – 25/07/2020
16ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho Mt 20, 20-28
Vós bebereis do meu cálice
Leitura: O que o texto diz?
Diante do pedido da mãe dos filhos de Zebedeu, para colocar seus filhos a sua direita e a sua esquerda, Jesus pergunta-lhes: podeis beber do cálice que vou beber? A recompensa por servir Jesus é entregar-se até a morte. Só o Pai saberá quem colocará a sua direita ou a sua esquerda. Jesus não promete privilégios. E exorta: enquanto os chefes das nações usam seu poder para dominar e oprimir, no Reino de Deus o maior é quem serve mais. Fazer-se menor e servir a todos é o que o torna grande no reino de Deus. É a identidade do cristão.
Meditação: O que o texto me diz?
Quantos esforços são orientados para garantir um local de destaque e a realização de interesses pessoais? Mesmo no serviço a Deus, muitas vezes se espera a glória, o reconhecimento. A proposta de Jesus desmonta toda competitividade, toda inveja, toda ambição. Muda o sistema, desestabelece a ordem. No Reino de Deus, destaca-se quem mais servir, mais se sacrificar, mais se entregar e mais renunciar. Há renúncia na tua vida que comprova a verdadeira grandeza?
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Que falar a Deus diante desse texto? Tem sido capaz de servir, de doar-se? O uso da tua autoridade na família, na igreja, no trabalho ou em outras atividades te coloca a serviço? Quais os sentimentos que tem acompanhado tuas ações? Orgulho e prepotência te dominam? Pede ao Senhor que coloque em teu coração uma porção de amor e misericórdia para ser humilde e servir a quem mais precisa.
Contemplação: O que Deus através do texto, faz em mim?
Coloque-se diante do rosto misericordioso de Jesus. Apresente com sinceridade as intenções do teu coração. Olhe para Ele. Jesus dá o exemplo. Deixe Ele te falar de amor, de misericórdia, de perdão. Da grandeza de servir e exaltar quem verdadeiramente é digno de louvor e adoração.
Ação: O que o texto me faz agir?
Diante dessa palavra, proponha-se a rever seus valores e atitudes. Com reta intenção do coração não procure honras, mas o serviço com alegria. Coloque-se a serviços dos mais necessitados. Pede a Deus somente o necessário para ser feliz: servir por amor. Conscientemente procure ser servo do outro na certeza que esse é o caminho que te leva à vida eterna.
Doroteia Nascimento*
Membro do Movimento Bíblico Nova Jerusalém. Atualmente mora em Fortaleza-CE.