Guias cegos! (Mt 23, 13-22)
26 de agosto de 2013Parecem justos diante dos outros, mas por dentro… (Mt 23,27-32)
28 de agosto de 2013Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês pagam o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês deveriam praticar isso, sem deixar aquilo. Guias cegos! Vocês coam um mosquito, mas engolem um camelo.
Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês limpam o copo e o prato por fora, mas por dentro vocês estão cheios de desejos de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o copo por dentro, e assim o lado de fora também ficará limpo.
No Evangelho de hoje, Jesus continua a criticar a atitude dos fariseus e doutores da Lei, por fixarem-se em detalhes que perdem sentido quando se deixa de lado a essência: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. O nível de exigência é muito elevado, mas porque nos fala de inteireza. Viver inteiros é focar no essencial, sem relativizar o detalhe, que ganha sentido no amor – e somente nele.
A atitude de Paulo com a comunidade de Tessalônica é inspiradora (1 Ts 2, 1-8). Mesmo em meio à perseguição sofrida em Filipos, ele segue em frente, encontrando coragem em Deus para levar a vida plena a quem lhe é confiado. Quantas vezes as dificuldades encontradas no caminho nos paralisam e levam a desistir, ou a perder de vista o mais importante e a ficar na periferia do anúncio! Paulo vai em frente, “não para agradar aos homens, mas a Deus”.
– A quem procuramos agradar com as nossas ações?
– Onde e como está o nosso coração quando estamos a serviço, seja na pastoral, seja no estudo ou trabalho?
Que, com a inspiração de Paulo, o Senhor nos ajude a ser verdadeiros discípulos e discípulas, que experimentam e oferecem o essencial.