O nascimento de Jesus é anunciado (LC 1, 26 – 38)
20 de dezembro de 2016O cântico de Maria (Lucas 1,46-56)
22 de dezembro de 2016Leitura: Lucas 1, 39-45
Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo, Isabel disse bem alto:
— Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também! Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?! Quando ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga. Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse.
Oração:
Quando Maria soube, pelo anjo, que sua prima estava grávida, colocou-se a caminho de sua casa, pois desejava ajudá-la. Isabel, ao ouvir a voz de Maria, sente que algo dentro de si – o filho que esperava – se mexe. Então afirma: “Você é a mais abençoada de todas as mulheres!”
A cena é das mais bonitas que os evangelhos nos trazem! A vida que Maria aceitou gestar faz que sua voz mexa com a vida que sua prima também leva por dentro. A cena me pergunta: e sua voz? O que sua voz provoca? O que sua voz convoca? A alegria dentro das pessoas? A vida que elas têm também por dentro? Sua voz aviva o presente e o futuro que o outro carrega?
Com esta oração, podemos reconhecer que a vida de Deus está dentro de todos. O amor que Ele tem por cada um é vida que todos têm. No entanto, essa vida às vezes adormece, silencia-se… reclama que outras vidas mexam consigo e a reanimem. Peçamos ao Espírito que a vida d’Ele em nós seja uma que acorde a vida d’Ele em cada um ou cada uma com quem encontrarmos ou a quem dirigirmos a palavra. Que nossa voz seja uma que revele que por dentro levamos Deus.
João Gustavo H. M. Fonseca, Família Verbum Dei de Belo Horizonte