
Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
18 de junho de 2024
Pai Nosso…
20 de junho de 2024
19 de junho, 4ª feira, 11ª Semana do Tempo Comum.
Escolha um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Acalme os pensamentos e, para isso, respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de Mateus 6,1-6.16-18
Leitura: o que o texto diz?
Continuamos a meditar parte do Discurso da Montanha. Jesus continua a fazer uma espécie de revisão das práticas religiosas de seu povo, não com o intuito de as abolir, mas de garantir que elas sejam purificadas de excessos ou carências e alcancem, de fato, seu ponto pleno, para agradar a Deus e fazer o seu Reino acontecer entre nós. Neste trecho, Jesus nos fala da esmola, da oração e do jejum. Logo no início o mestre adverte, nenhuma dessas práticas deve ser realizada com o intuito de promoção pessoal, de elogios ou envaidecimento, mas como ação de quem ama a Deus e o ama nos irmãos.
Meditação: o que o texto me diz?
A vida de Jesus se opunha ao jeito hipócrita de ser dos mestres da lei e escribas. Não importava para Jesus praticar o bem só para garantir elogios ou melhores posições. Jesus agia para manifestar a presença de Deus e demonstrar que cada ser humano é seu filho e filha. Por isso, não era necessária nenhuma hipocrisia. Deus conhece tudo e olha com amor para o que fazemos.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te ajude a ser verdadeiro em tudo. No silêncio da presença de Deus pede a graça de viver sob o olhar amoroso de Dele.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Como você vive a esmola, a oração e o jejum? Você tem vivido e sentido o olhar amoroso de Deus?
A vivência das Bem-aventuranças deve começar no escondido do nosso interior e transbordar em nossas ações. Caso contrário são ações vãs, vazias de sentido: a esmola corre o risco de se tornar um mero assistencialismo; a oração, uma repetição mecânica de palavras; o jejum, um regime ou dieta qualquer.
Ação: o que posso fazer do texto?
Jesus repete por três vezes: “O teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa”. A vida de filho e filha de Deus pode ser discreta e observante das coisas simples, sem fazer para aparecer, ter sucesso, ganhar mais seguidores na internet.
Equipe Lectionautas