
Perdoai e sereis perdoados
17 de março de 2025
José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado
19 de março de 2025
18 de março, 3ª feira, 2ª Semana da Quaresma
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Mateus 23,1-12
Leitura. O que diz o texto?
Jesus está em Jerusalém e seu novo ensinamento gera conflitos com as autoridades judaicas, especialmente as autoridades religiosas. Hoje ele ensina e adverte sobre os escribas e fariseus, que se consideravam os verdadeiros sucessores autorizados da lei mosaica. Se acham os únicos dignos de se sentarem na cátedra de Moisés para ensinar. Jesus chama atenção para um fato importante: ouvir o que diziam os mestres da lei e os fariseus, mas não imitar suas ações porque o que eles falam, não colocam em prática. Eles colocam as exigências da lei nos ombros dos outros, mas eles mesmo não estão dispostos a seguir.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Jesus tem muita dificuldade com os líderes religiosos do seu tempo, por causa da hipocrisia. Hipócrita é aquela pessoa que finge um papel teatral, ou seja, não vive na realidade aquilo que ensina. Para o hipócrita vale o ditado: “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. Por outro lado, para a pessoa coerente, vale: “A palavra convence mas o exemplo arrasta”. Jesus ensina com autoridade, porque ele ensina com a vida; ele vive o que prega. Sua pregação mais eloquente é o seu estilo de vida. Isso sim, atrai as pessoas. O modo como os cristãos vivem deveria atrair mais as pessoas.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Pai de bondade, nos ajude a sermos coerentes no falar e no agir…
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Estamos na multidão e escutamos Jesus. Percebemos que o seu estilo de vida nos atrai de modo a querermos mudar o nosso jeito de viver. Por isso a cada dia eu quero conhecer e contemplar os gestos de Jesus diante das situações concretas da vida. Reflita: As pessoas veem em você atitudes de quem segue Jesus? Você está realmente disposto a servir a todos que necessitam? Diante de tantos conflitos, guerras e violências, o que você pede a Deus?
O que o texto me sugere a viver?
O Evangelho de hoje diz que a religião na época de Jesus se tornou um peso, um fardo difícil de se carregar. Sejamos vigilantes para que não reproduzamos o modo de ser dos escribas e fariseus, que apresentavam a religião às pessoas como sendo uma carga pesada de infinitas regras paralisantes.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Membro da Coordenação Colegiada Arquidiocesana da Pastoral Carcerária. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil.