“ E para quem ficará o que tu acumulaste?”
21 de outubro de 2024A quem muito foi dado, muito será pedido
23 de outubro de 202422 de outubro, 3ª feira, 29ª Semana do Tempo Comum.
Procure um lugar confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra e para isso respire profundamente.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da sua oração.
Leia o evangelho de Lucas 12,35-38
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho de hoje traz como tema a vigilância e a prontidão diante da vinda inesperada do Filho do Homem. A chegada improvisada do senhor e sua demora, estão relacionadas à Parusia, ou seja, a vinda do Senhor no fim dos tempos. Inicialmente se pensava numa parusia imediata, o que não aconteceu. Isso acabou desanimando as comunidades e surgiu a tentação de abandonar o seguimento de Jesus. Outra causa de desânimo poderia ser as várias dificuldades internas, como é possível perceber no texto, e as perseguições externas. Por isso o evangelista exorta a comunidade para ser fiel, constantemente vigilante, em prontidão, permanecendo confiante nos ensinamentos de Jesus. A prontidão é uma atitude cristã, e a vigilância não deve ser penosa, não é uma obrigação, mas é expressão do amor por aquele que se espera. Isso é explícito, quando na parábola o senhor chega, não para ser servido, mas para servir. Essas são atitudes próprias do reino anunciado por Jesus.
Meditação: o que o texto me diz?
A vigilância é uma das atitudes que Jesus nos pede no dia de hoje, dado que é imprevisível a vinda do Senhor. Ser vigilante é viver atentamente o dom da vida, pois Deus se manifesta a todo instante e espera encontrar em nós um coração generoso.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor o dom da vigilância e de viver uma profunda sintonia com Ele.
Peça a Deus a prontidão e a responsabilidade para construir o Reino de Deus, que é de serviço, característica de quem segue o Messias Jesus, o Filho de Deus.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Tome consciência da importância da vigilância como um viver atentamente o dom da vida e as manifestações de Deus em nossa vida. Reflita: O que significa acreditar em Jesus Cristo e na promessa de sua vinda no fim dos tempos? Que empregado eu sou? Aquele que espera o senhor chegar com responsabilidade, prontidão, vigilância? Aquele que serve? Ou aquele que é voltado para seus interesses?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
-“Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa”, diz Jesus. O autor termina essa parábola, recomendando a comunidade a permanecer vigilante, pois a vinda do Filho do Homem pode ser improvisada. A comunidade não sabe quando será essa vinda, porém uma coisa é certa: Ele virá. Esse senhor é Jesus que veio para revelar o projeto salvífico do Pai e entregou a sua vida por fidelidade à vontade de Deus.
Equipe Lectionautas