“Por que está ela inutilizando a terra?”
20 de março de 2022“Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim?”
22 de março de 202221/03/22 (Segunda-feira da III Semana da Quaresma): Lc 4,24-30 – “Jesus… continuou o seu caminho”
- Leitura: O que o texto diz?
Estamos em Nazaré povoado onde cresceu o Senhor. Reunidos na sinagoga, escutamos Jesus falar. Logo percebemos que Jesus não fora bem recebido, seu discurso é direto: “nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”. Comumente na sinagoga se falava sobre as Sagradas Escrituras, a comunidade se reunia em torno da Palavra. Jesus apresenta Deus na perspectiva universalista, ou seja, Deus que está disposto a salvar a todos. Vendo Jesus falar assim, todos ficaram furiosos, não admitiam essa ‘ideia’ de um Deus que ama a todos. Expulsaram-no da cidade, não é bem recebido como também é expulso. Por fim, Jesus passa serenamente por eles.
- Meditação: O que o texto me diz?
Diante das criticas e situações difíceis, você está fugindo ou continuando a caminhada? Quais escolhas têm feito para acolher melhor a vontade de Deus? Como se sente em relação à Igreja e a sua comunidade? Seu coração está disposto a ouvir o Senhor ou expulsá-lo?
- Oração: O que o texto me faz dizer?
A partir desta breve reflexão, elabore com suas palavras uma oração que brota de um coração sedento por acolher a vontade Deus. Louve o Senhor por acolher a boa-nova. Louve-o por estar se relacionando com Ele. Manifeste sua intenção sincera de estar na presença d’Ele e testemunhar ao mundo o Reino.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
“Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.” Muitos pensamentos, fraquezas, pecados, tarefas e muitas situações podem te tirar a paz, mas neste momento, seguindo Jesus você vai “continuar o seu caminho”. Entra na contemplação profunda da serenidade de Jesus.
- Ação: O que o texto me faz agir?
Continuar o caminho é olhar para sua história e perceber a providência Divina. Olha para o seu presente e não permite que os desafios te sufoquem. Seja a cura de alguém, leve a palavra de Deus ao seu próximo. Perceba as pessoas que te cercam, algumas delas precisam de uma atenção. Reze e faça algo por elas.
Irmão Orlando Pinheiro, Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém – Fortaleza/CE