
Tenho compaixão da multidão…
3 de dezembro de 2025
04 de dezembro, 5ª feira, 1ª Semana do Advento
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 7,21.24-27
Leitura: O que o texto diz?
Advento nos revela a presença da eternidade no coração do tempo. O Eterno continua vindo, pelos caminhos mais imprevisíveis, iluminando a dura rotina e a sequência do cotidiano. Advento é tempo de espera, de preparação e de chegada. Tempo forte carregado de sentido, que nos faz ter acesso àquilo que é mais humano em nós: o sentido da esperança, a travessia, o encontro com o novo…, tempo que nos arranca de nossas rotinas e modos fechados de viver.
Meditação: O que o texto me diz?
Pela encarnação, Jesus nos exortou a sermos ouvintes da sua Palavra. Não somente ouvir, conhecer teoricamente, mas praticar e ser dela, expressão de amor, gratidão e compromisso. É ser como “um homem prudente” que busca base sólida, em Deus, sobre a qual faz sua morada em segurança e não em um terreno mais fácil, cômodo, contudo frágil, que frente às intempéries, vem abaixo.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de ouvir e praticar a Palavra, que a sua vida seja construída na solidez e na beleza da harmonia entre a escuta e vivência da Palavra de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Qual seu compromisso de conversão para esse tempo de Advento? Tem reservado um tempo para a escuta comprometida da Palavra? Qual a rocha de sustentação da sua vida nos momentos bons e em meio às dificuldades?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus.” Não basta conhecer é preciso harmonia entre o conhecer e a vivência, Jesus é nossa força e inspiração para a vivência da Palavra. Ouça o que diz Pe. Francys Silvestrini em um trecho da letra da música “Teu Proceder”:
“…Jesus, eu quero ser compassivo com os que sofrem
Levar tua justiça confirmando minha fé
Que eu tenha uma perfeita harmonia
Entre a doutrina e o viver
Meus olhos sejam fonte de alegria
Assim como os teus puderam ser
Jesus, teu jeito seja o meu jeito
Eu quero ser bem mais do que já sou
Jesus, teu jeito seja o meu jeito
Ensina-me a ser tão bom…”



