Todas as vezes que fizeste isso a um desses pequeninos, foi a mim que o fizeste
26 de novembro de 2023Não ficará pedra sobre pedra.
28 de novembro de 202327 de novembro, 2ª feira, 34ª semana do Tempo Comum.
Crie o silêncio exterior necessário, encontrando um local tranquilo. Crie silêncio interior, acolhendo e permitindo que seus pensamentos se acalmem, ou seja, respire profundo algumas vezes, coloque o corpo numa postura confortável, etc.
Peça ao Espírito Santo a graça de compreender a Palavra de Deus na vida.
Leia Lc 21,1-4
Leitura. O que diz o texto?
Jesus está em meio a controvérsias com os mestres da lei, os sacerdotes e os anciãos do povo, que o questionaram a respeito da origem da sua autoridade. E no final do capítulo anterior Jesus adverte os discípulos para “se afastar dos escribas (…) que devoram as casas das viúvas”. No trecho de hoje, em continuação, temos a cena de uma viúva que, mesmo sendo explorada pelos poderes religiosos e civis, oferece da sua pobreza, ao contrário dos ricos, que dão daquilo que não lhes fará falta. Na Sagrada Escritura, a viúva o estrangeiro e o órfão são categorias bíblicas que representam os pobres. E Deus tem preferência por eles (Ex 22,20-26). Os pobres são “a menina dos olhos de Deus” (Zc 2,8).
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Os pobres são os mais generosos quando há necessidade da partilha. Quando Jesus ergue os olhos, o que vê? Ricos e pobres. E de acordo com sua percepção, a oferta de qualidade superou a de quantidade. O critério sempre será a partilha e a solidariedade, nunca a acumulação.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Pai amoroso, dai-me a coragem para levantar os olhos para enxergar os pobres. Inspirai-nos palavras e ações para confortar os desanimados e oprimidos.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Silencie e se deixe colocar na cena do evangelho, juntamente com Jesus. Ele veio para anunciar uma boa notícia aos pobres (Lc 4,18). Não desvia o olhar deles. Lembre as boas ações e gestos de solidariedade que você já fez e pode ainda fazer.
O que o texto me sugere a viver?
Procure se informar e seja solidária(o) com as ações sociais e transformadoras que a comunidade realiza. Conheça a Doutrina Social da Igreja.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Membro da Coordenação Colegiada Arquidiocesana da Pastoral Carcerária. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil.