Reconhecer e anunciar Jesus
3 de janeiro de 2024‘De onde me conheces?’
5 de janeiro de 202404 de Janeiro, 5ª Feira, Tempo do Natal antes da Epifania.
Procure sentar-se num local confortável, faça silêncio. Respire profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo a graça de acolher a Palavra de Deus.
Em seguida Leia Jo 1,35-42
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho fala sobre a decisão de seguir a Jesus de Nazaré. O relato mostra homens sensíveis à voz de Deus que, sem titubear e mesmo que sem clareza ainda, se predispõem a ver onde mora Aquele que haveria de vir. Jesus quer nos levar a intimidade com Ele e por isso convida os Discípulos a verem a sua morada. Jesus mesmo quer que façamos a experiência de permanecer com Ele.
Meditação: o que o texto me diz?
No evangelho de hoje João Batista aponta o Cordeiro de Deus. Mas ele aponta apenas. A decisão cabe aos seus seguidores. João Batista é quem anuncia e dá a conhecer Jesus. As vidas mudaram para quem escutou o profeta e passou a seguir o Mestre. Diz o evangelho: “”Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?” Jesus respondeu: “Vinde ver”. Permanecer com Jesus implica anunciar, ser mensageiro, procurar o próximo.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Dê graças a Deus porque ele continua te chamando a permanecer com Ele. Coloque nas mãos do Senhor tuas fragilidades, teus medos… peça coragem para anunciar o Seu Amor. Lembre-se de pedir pela paz no mundo, que o Senhor também te ajude a ser mensageiro da paz.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Contemple a cena deste evangelho. Imagine que é a você que Jesus diz: “Vinde ver”. Perceba o que isso implica na sua vida. Reflita: Como anda seu discipulado, sua caminhada como cristão? Você é seguidor de Cristo verdadeiramente ou se instalou numa zona de conforto e prefere nela ficar e não se comprometer com as propostas do Reino de Deus?
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
Diz uma música conhecida, cantada nas nossas comunidades: “Vou cantar teu amor … Ser no mundo um farol… Eis-me aqui, Senhor… Vem abrir as janelas do meu coração… “
Essa música expressa o que o evangelho de hoje nos impulsiona a fazer.
Equipe do Lectionautas