Brotar
27 de novembro de 2020Ficai atentos e vigiai!
29 de novembro de 2020Sábado – 28/11 – 34ª semana do Tempo Comum
Lc 21, 34-36 – Vigiar
Leitura: o que o texto diz?
Na conclusão do capítulo, Jesus nos faz um alerta para que nossos corações não se tornem insensíveis às realidades ao nosso redor por causa de vícios e preocupações exageradas. É preciso estar atento, vigiar e orar, para que o grande dia de sua vinda gloriosa não nos pegue de surpresa.
Meditação: O que o texto me diz?
Nosso modo de viver, com suas preocupações e seus vícios sedutores, podem sugar demais a nossa atenção. Assim, a vida passa e o encontro com o Senhor nos pega de surpresa, com as lâmpadas apagadas, os talentos enterrados. Vigiar e orar é abrir os olhos e estar prontos para acolher e fazer acontecer o Reino e seus sinais.
Oração: o que o texto me faz dizer?
A dinâmica do cotidiano pode nos fazer esquecer-nos do Reino. A vida atarefada e abarrotada de tantas coisas tira nossa atenção. Senhor, queremos estar de pé para vos acolher. Ajudai-nos a manter os olhos e o coração abertos para percebemos os vossos sinais e sermos também nós vossos sinais no mundo.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
A insensibilidade pode tomar conta de nós sem que percebamos. Com a desculpa de sermos fortes, acabamos por correr o risco de nos acostumarmos com as injustiças que estão bem diante do nosso nariz. Todos os alertas de Jesus que ouvimos ao longo da semana não podem ser ignorados. Se somos templos de Deus, não podemos nos deixar levar por vendilhões ou pelas doações polpudas que são o resto dos que exploram. Vigiar é recuperar a sensibilidade.
Ação: o que posso fazer do texto?
É preciso abrir os canais e nos permitir ver, ouvir, sentir o cheiro, o gosto, o toque do Senhor, através dos irmãos. Os vícios e preocupações são sinais de uma vida ensimesmada. Vigiar e orar é abrir-se ao outro, é acolher o faminto, o sedento, o nu, o migrante, o doente, o preso. Deste modo nos apresentaremos de pé diante do Filho do Homem.
* Pedro Henrique Mendonça Fernandes – catequista e coordenador diocesano de catequese na Diocese da Campanha/MG