Fiquem atentos a fim de terdes força
2 de dezembro de 2023Dize uma só palavra…
4 de dezembro de 20231º DOMINGO DO ADVENTO
03/12/23
Crie o silêncio exterior necessário, encontrando um local tranquilo. Crie silêncio interior, acolhendo e permitindo que seus pensamentos se acalmem, ou seja, respire profundo algumas vezes, coloque o corpo numa postura confortável, etc.
Peça ao Espírito Santo que te guie nos caminhos da Palavra que Deus te dirige hoje.
Leia em seguida leia Mc 13,33-37 –
Leitura: O que o texto diz?
O Evangelho nos apresenta Jesus que faz um alerta: “Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento.” E para exemplificar melhor, Ele, conta uma parábola sobre o homem que viaja e deixa a casa sob os cuidados dos empregados, distribuindo tarefas a cada um. Quando o dono voltar vai pedir contas, mas chegará sem avisar e, portanto, é necessário estar atentos, pois não serão avisados a que horas chegará o dono. É preciso estar cuidando de tudo o tempo todo, portanto “vigiai”.
- Meditação: O que o texto me diz?
Neste 1º domingo do Advento, início de um novo Ano Litúrgico, somos convidados a VIGILÂNCIA. O dono da casa que viajou irá retornar e confia no cuidado que temos com tudo que nos confiou. O cuidado é sinal de zelo e de responsabilidade. Acolher Jesus no Natal, requer uma preparação especial e, portanto, é preciso estar sempre vigilantes e cuidando de tudo, todo o tempo para que Ele encontre tudo muito bem preparado. Ele é o dono de nossas vidas e não podemos ignorar o alerta que Ele nos dá: “Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento.” E para que tudo esteja pronto precisamos perguntar-nos: “Como estão os preparativos para a chegada do dono da casa?” Este é o tempo propício. Vigiai!
- Oração: O que o texto me faz dizer?
“Meu Senhor, vem chegando, novamente, o Natal! E o teu alerta me motiva a repensar minhas atitudes e minha forma de agir. Sei que preciso estar atenta, sei que é preciso cuidar, carinhosamente, de tudo para sua chegada. Quero, Senhor, preparar bem a manjedoura do meu coração para que a encontre como o Senhor merece! Que eu arrume a minha vida para que possa recebê-Lo! Obrigada pelo alerta!
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Este texto nos faz pensar em como gostamos de preparar bem nossa casa, quando vamos receber uma visita. Queremos sempre oferecer o nosso melhor: o melhor lençol, o melhor talher, o prato mais gostoso, flores e tantos outros detalhes que pensamos para demonstrar nosso carinho por aqueles que irão chegar. Precisamos pensar em como temos nos preparado para receber o dono da casa, afinal, somos somente aqueles que cuidam, pois sabemos que nada é nosso, mas tudo é Dele. Precisamos oferecer nada menos que o melhor e isto não significa enfeitar com luzes e tantos enfeites coloridos que o comércio nos motiva, mas significa enfeitar nossa vida com palavras e atitudes que verdadeiramente irão agradar Àquele que vem.
- Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Vigiar, vigiar, vigiar! Nunca seremos dignos o suficiente para receber o maior presente que Deus poderia nos oferecer: seu Filho. Ele vem, aliás, Ele sempre vem! A manjedoura será somente uma manjedoura se Jesus não estiver nela, portanto precisamos nos preparar, precisamos repensar nossas vidas, nossas atitudes e estamos somente na 1ª semana do Advento, temos tempo, e a hora é agora. Deixe de pensar, faça! Deixe de sonhar, realize! Deixe de adiar, o tempo é já!