“Eis o Cordeiro de Deus!”
4 de janeiro de 2023“Tu és o meu filho amado”
6 de janeiro de 2023Data: 05/01/23 – Jo 1, 43-51
Leitura: O que o texto diz
O Evangelho nos mostra Jesus fazendo suas visitas às cidades e encontrando os discípulos, quando chega a Galileia encontrou Felipe. Jesus convida Felipe dizendo: “Siga-me”. Felipe encontra com Natanael e diz a ele:” Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e também os profetas: é Jesus de Nazaré, o filho de José”. Natanael duvidou se de Nazaré sairia coisa boa? Felipe então convida Natanael para vir vê, quando eles se aproximavam, Jesus disse: ”Eis ai um Israelita verdadeiro, sem falsidade”. Natanael assusta e pergunta:” De onde me conheces? Jesus respondeu: “Antes que Felipe chamasse você, eu o vi quando você estava debaixo da figueira.” Neste momento Natanael reconhece Jesus dizendo: “Rabi, tu és o filho de Deus, tu és o rei de Israel!” Jesus então disse: “Você está acreditando só porque eu lhe disse: “Vi você debaixo da figueira?” Você verá muito mais coisas e continuou:” Eu lhes garanto: vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o filho do homem.”
Meditação: O que o texto me diz
Cada um de nós temos uma missão a ser realizada no mundo. Jesus sempre reconhece aqueles que o Pai coloca em seu caminho e se abre para acolher, ajudar, apoiar a cada um na realização de sua missão. O Jeito de agir de Jesus sempre nos surpreende por sua atenção e seu carinho. Foi o que aconteceu com o Natanael, que inicialmente descrente, logo percebe a novidade do Reino na pessoa de Jesus. Em nossos dias, na medida em que nos abrimos a Jesus que liga os homens a Deus, clareia-se para nós a missão a ser realizada e a presença de Jesus nos dá a força e dinamismo necessários para realizá-la. Natanael estava debaixo da figueira, símbolo do povo fiel de Israel, que também nós estejamos sempre firmes em nossas comunidades de fé, lugares especiais onde Deus vem ao nosso encontro junto aos irmãos que nos apontam: “Vinde e Vêde!”
Nós cristãos hoje somos testemunhas que apontamos Jesus para o outro. Como testemunhamos Jesus hoje no dia a dia?
Oração: O que o texto me faz dizer
Jesus sempre está conosco, ele nos vê e nos acompanha onde estivermos. Na maioria das vezes não o percebemos, não estamos abertos a enxergá-lo nas pequenas coisas, nos acontecimentos da vida no dia a dia. Nossa fé ainda é muito pequena, por isso pedimos: Senhor aumentai a nossa fé, para que possamos ser sua testemunha para as pessoas que precisam e para as pessoas que estão conosco no dia a dia.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Mostra como Jesus nos acompanha em todos os momentos quer difíceis, quer alegres, vitoriosos. Ele nos conhece. Ele nunca nos abandona. Nós que não fazemos por merecê-lo. Podemos cuidar da nossa fé através de nossas orações, contemplações, estudos da bíblia, mas demonstrando nossa fé através de ações que levam a testemunhar Jesus aos outros com quem convivemos e aos que mais precisam de nosso apoio.
Ação: O que eu posso fazer a partir do Evangelho
O evangelho nos pede para sermos testemunhas de Jesus para o outro com quem convivemos e para o outro que necessita, que é excluído, abandonado, injustiçado, desempregado. Todos somos filhos de Deus, portanto somos irmãos. Ser testemunha é trazer o outro para seguir Jesus. Ele nos chama ¨Vem siga-me¨, como chamou cada um dos discípulos: André, Simão, Felipe, Natanael e outros. Um discípulo seguia Jesus e chamava outro. É esta ação, atitude que Jesus quer de nós cristãos hoje, segui-lo e dar exemplos, testemunho para trazer outros seguidores a Jesus.
Margareth Rosalina de Jesus – Especialista em Catequética e membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2.